Notícias / Especial / Modelo de negócio store in store é um boa opção no franchising

Modelo de negócio store in store é um boa opção no franchising

Unidades franqueadas operadas dentro de grandes lojas tem entre as vantagens baixo custo operacional e maior tráfego de consumidores

Compartilhe:   

O modelo de negócio store in store é uma boa opção de investimento para quem deseja empreender no franchising. Este formato de operação traz vantagens tanto para o franqueado quanto para a loja em que está inserido. "O store in store oferece várias vantagens ao lojista, desde que ele saiba avaliar a relação de seu consumidor com a marca à qual ele irá anexar o seu negócio”, aponta Marcelo Tupan, COO da Tlantic.

Entre as razões apontadas pelo especialista para a procura de empreendedores por esse formato de varejo está a escassez de pontos comerciais disponíveis e o alto custo do metro quadrado em algumas regiões. “A loja montada dentro de outra marca também aproveita o maior tráfego de consumidores, que já estão ali com um propósito. O que torna fundamental que a relação entre as duas marcas tenha sinergia e os serviços ou produtos oferecidos sejam complementares”, complementa.

Já Pedro Horta, sócio-diretor e fundador da Consultoria GPME Expansão e Estruturação de Negócios, esclarece que modelos de negócios store in store tem como objetivo principal, facilitar e potencializar a experiência dos clientes com a inserção de um novo business, dentro do business principal.  "Segundo um princípio termodinâmico, um sistema para ser viável, deve estar inserido em outro sistema viável. Desta forma, Uma coisa não pode vir pra salvar, substituir ou concorrer com a outra. A sinergia das operações e preocupação com a experiência são os pontos chaves deste tipo de negócio", comenta.

Franchising

A rede de franquias Mr. Kids, do ramo de vending machines, é um bom exemplo de empresa que atua no modelo de negócio store in store. Há muitos anos a empresa desenvolve parcerias com redes de supermercados para a instalação das máquinas dos franqueados da rede. Assim, garante que o franqueado tenha um negócio lucrativo, dentro de um ambiente com grande circulação de pessoas. As máquinas da Mr. Kids estão presentes em redes no Brasil todo, como Makro, Extra, Carrefour e Sam's Club.

A Mr. Kids já possui mais de 1000 pontos pré-negociados para instalar suas unidades. "Estamos muito satisfeitos com essas sociedades, que aumentarão nossa atuação no mercado nacional, garantindo novos pontos de grande circulação para início imediato das operações, além de um faturamento bom para o empreendedor", afirma o CEO da Mr. Kids, Antônio Chiarizzi.

Com baixo custo de instalação, fácil operação, produtos exclusivos e sem investimento de locação ou abertura de ponto físico, as máquinas podem ser adquiridas a partir de R$ 18.700. "Acreditamos que, com essa estratégia, conseguiremos chegar a meta de 50 novos franqueados em 2018, que hoje está em 40%", finaliza o empresário.

A rede de lavanderias, Laundromat.também conta com um modelo de negócios que pode ser instalado em supermercados, como Extra, Carrefour, Walmart, Prezunic. É o Express, que dispensa a necessidade de colaboradores pois o processo é todo automatizado: o usuário libera a máquina através de pagamento via cartão, e os insumos (sabão, amaciante) são dosificados de forma automática.

O cliente realiza o processo de maneira autônoma, sem interação com funcionários e as roupas são lavadas e secas em prazo de uma hora aproximadamente, evitando a passadoria na maioria das peças, que saem semi-passadas. As principais vantagens deste método são poder contar com lojas disponíveis 24h todos os dias da semana e o preço da lavagem muito mais baratos que os demais sistemas disponíveis no mercado.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?