Notícias / Especial / Geração Millennials: redes de franquias apostam no público jovem

Geração Millennials: redes de franquias apostam no público jovem

Brasil possui mais de 48,5 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, segundo IBGE

Compartilhe:   

Em 2017, o Brasil tinha 48,5 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre deste ano. promove a lavagem em veículos usando apenas 300 ml de água.

Os jovens de até 30 anos estão entre os clientes mais assíduos da Acquazero, rede especializada em lavagem ecológica automotiva com apenas 300 ml de água. “Representam um total de 80% dos clientes. O restante são pessoas influenciadas por eles. Esses jovens cresceram ouvindo e discutindo sobre impactos ambientais e conceitos de sustentabilidade, então é normal eles agirem assim. Volta e meia surgem nas unidades franqueadas filhos levando os pais para conhecer nosso método. E não são só homens não, mulheres também”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da marca.

Segundo Mol, a tendência de empresas e serviços sustentáveis é uma lacuna irreversível. Aliás, ele evidência que se trata de um fator inevitável de ser seguido pelo empreendedorismo. “O comportamento da sociedade fala por si só, e é preciso se atentar a essas situações. A Geração Millennials têm um senso crítico profundo sobre as noções de consumo e criam laços de lealdade com empresas que vão de encontro com os ideais dele, como acontece com a Acquazero. E mais do que isso, eles cobram das empresas um posicionamento. Se adequar a essas questões é também uma forma de sobrevivência para qualquer tipo de negócio”, explica.

Alimentação

A rede de franquias Bubblekill, maior rede do ramo de bubble tea da América Latina, também está fazendo uma história de sucesso entre os jovens brasileiros. Lançada em janeiro de 2017, atualmente a marca conta com unidades em mais de 15 cidades de diferentes estados brasileiros.  A empresa estima fechar 2018 com um faturamento de 22 milhões e 100 unidades frnaqueadas em operação. A partir do segundo semestre de 2019, expectativa de atingir 220 unidades no Brasil, além de 10 novas unidades no estado da Flórida.

O rápido crescimento deve-se principalmente à formatação e envelopamento do modelo de negócios completamente focado no público jovem. “Conseguimos trazer ao mercado um novo conceito de negócios ‘Tea House’ para o segmento de franchising que há muitos anos se encontrava carente de grandes e lucrativas novidades. Além disso, há alguns anos o mercado se direcionava para o maior consumo de bebidas saudáveis e ligadas a Chás e Sucos”, destaca Mr. Shuzi Gao, CEO da Bubblekill.

À base de água, chá, leite e Yakult, a bebida de origem taiwanesa chama a atenção pelas bolhas feitas a partir de algas marinhas e néctar concentrado de frutas. Ao entrarem em contato com o calor da boca, as bolhas de sabor estouram, liberando o gosto da fruta contido em seu interior, proporcionando uma experiência única ao paladar. A bebida possui mais de 1300 possibilidades de combinações, agradáveis ao paladar e aos olhos. É possível escolher a base, a frutose e as bubbles.

Tecnologia

Visualizando o futuro próximo, a Gigatron Franchising, franquia especializada na criação de software para gestão, lançou recentemente, um modelo de negócio adaptado para o público jovem: o programa afiliado. A proposta do empreendimento funcionará a partir de uma ferramenta desenvolvida pela franquia, já criada justamente para atender essa frente.

O programa classificado como GigaDrive, é uma plataforma que armazena arquivos em nuvem. Ele foi desenvolvido pensando na facilidade e otimização do dia a dia das empresas, por isso permite buscas rápidas e online a partir de qualquer dispositivo (celular, tablete, computador). Entre suas vantagens, o destaque está na questão de integrações via API, que permite conectar fornecedor com cliente sem nenhum esforço manual. A ferramenta foi desenvolvida pensando em pessoas jurídicas com alto volume de manuseio de documentos. Entretanto, também pode ser utilizado por pessoas físicas.

A Gigatron conciliou o novo produto com negócios para a geração millennials. A partir do programa afiliado, o jovem tem a possibilidade de promover a venda do serviço e armazenamento do GigaDrive para o mercado. O negócio permite ao jovem duas possibilidades de renda: uma é com a venda assinatura de armazenamento de dados programa, e o outro é com a venda do serviço de digitalização dos arquivos. Ou seja, o cliente tem a possibilidade de solicitar a digitalização de todos os seus documentos ao próprio afiliado empresário, que cobra uma quantia por isso.

 O cliente ao comprar o GigaDrive, se torna um assinante e paga uma taxa mensal para usufruir do mesmo. E a cada venda assinatura realizada o jovem recebe um porcentual da Gigatron (franqueadora). O empresário Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron, aponta que diante da nova economia e a chegada da nova geração ao mercado de trabalho, a marca decidiu que o ideal não seria o modelo de franquia para esse produto, mas sim um modelo (programa afiliado) que vem crescendo entre os jovens da Geração Y e Millennials. E por isso, já adaptou o negócio para que ele seja alternativo quanto aos horários.

 “O jovem empreendedor não quer ter um alto compromisso com o negócio e nem precisar ser 100% dedicado a ele, mas ainda assim garantir uma renda mensal. Para o investidor é uma excelente oportunidade, já que ele terá que pagar apenas R$ 954,00 pelo curso que é online para aprender a manusear o software e ser capaz de treinar os clientes, realizar a venda em horários que ele quiser (fim de semana, após horário comercial, etc), e conquistar uma renda consideravelmente boa. Trata-se de um programa que tem alto potencial no mercado, e clientes de durabilidade. Alguns locais como hospitais, escritórios jurídicos, escritórios de contabilidades entre outros, fazem contrato por anos e durante todo o período ele recebe”, detalha Marcelo.

O empresário explica que um afiliado participa mensalmente da receita recorrente que a ferramenta gera além da possibilidade de gerar uma receita adicional através de serviços prestados no local para o cliente. “Outro ponto interessante é que ele pode ser uma segunda fonte de renda pelo fato de não exigir exclusividade”, conclui.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?