Notícias / Especial / Franquias internacionais apostam no mercado brasileiro

Franquias internacionais apostam no mercado brasileiro

O 4º país do mundo em número de franqueadoras é um atrativo para investidores

Compartilhe:   

Ano após ano empresas internacionais implementam lojas no Brasil. Exemplos de redes que fincaram suas bandeiras em terras tupiniquins recentemente foram a Wendy’s, Red Lobster, Taco Bell e Sola Salon Studios.

Um dos principais atrativos para investidores se interessarem pelo franchising brasileiro são números. Hoje, o mercado fatura cerca de R$160 bilhões e está em 4º lugar no ranking de países com maior quantidade de redes franqueadoras, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Coreia do Sul. Além disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é a segunda entidade mais confiável do franchising mundial logo atrás da Associação Internacional de Franchising (IFA, em inglês).

São 57 marcas de diferentes países com oportunidades para franqueados abrirem suas lojas em terras brasileiras, segundo a ABF. Número que representa 5,9% do total de franquias disponíveis no país. A atração que o consumidor brasileiro tem por produtos e serviços internacionais também é outro ponto a favor do nosso mercado.

Sucesso nos Estados Unidos, a Sola Salon Studios inaugurou recentemente sua primeira unidade no Rio de Janeiro. Com um modelo de negócios inovador no segmento de beleza, a rede é um coworking onde profissionais do setor alugam um estúdio pronto, sem precisar investir na montagem do salão ou se preocupar com a administração. Com esse conceito, os cabeleireiro, maquiadores e afins podem se tornar donos do próprio negócio com a estrutura oferecida pela Sola Salon.

Com planos de expansão para mais 50 unidades no Brasil para os próximos 10 anos, a rede presente em mais de 400 locais nos EUA e Canadá conta os motivos que trouxeram a marca para o país. "Trabalhei durante 16 anos no mercado de beleza e sempre me perguntava por que era tão difícil o profissional ter seu próprio salão de beleza no país onde vive. O Brasil possui tantos potenciais, é um dos maiores mercados de beleza do mundo e o segundo mercado capilar”, explica Rodrigo Miranda, empresário responsável por trazer a Salon.

“Essa pergunta me levou a estudar alternativas, até que cheguei ao Sola Salon Studios. Fiquei admirado com a proposta de poder proporcionar aos profissionais da área, seu próprio estúdio de beleza, totalmente equipado, com toda liberdade e segurança. Então decidi embarcar nessa aventura do Sola Salon Studio".

Há 3 anos, outra gigante também desembarcava no Brasil. O empresário Carlos Wizard Martins e seus filhos sempre foram fãs da rede Taco Bell. A paixão motivou a família a trazer o restaurante para os consumidores brasileiros. “Eles fizessem a proposta ao Taco Bell Internacional para a vinda ao nosso país. Depois de alguns anos de negociação, o negócio se viabilizou e faz sucesso aqui a partir do próprio perfil da marca, que é alegre, moderna, jovem e oferece um cardápio muito gostoso”, conta a Diretora de Operações, Daniela Heldt.

Apesar do cenário econômico instável, o setor faz-food por aqui seguiu apresentando crescimento exponencial, um dos fatores que motivaram o investimento. “O Taco Bell faz parte do Sforza Holding, que conta com ampla experiência no mercado de franquias brasileiro. A meta é replicar aqui a mesma posição de liderança que a rede tem nos Estados Unidos e também em outros países”.

Com lojas concentradas em São Paulo e Rio de Janeiro, outros estados não mencionados estão nos planos de crescimento da rede. “A perspectiva é que o Taco Bell alcance mais de 200 unidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro até 2027, o que tornará o Brasil um dos principais mercados de Taco Bell fora dos EUA. No momento, a expansão está concentrada nos dois estados, mas já temos investidores interessados em franquear em outras regiões. A expansão nacional está sendo avaliada e estruturada para se tornar realidade nos próximos anos”.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?