Notícias / Especial / Redes de franquias investem em treinamento de franqueados

Redes de franquias investem em treinamento de franqueados

Para oferecer treinamentos, franqueadoras apostam em centros de treinamentos, universidades corporativas e ensino à distância

Compartilhe:   

A maioria das franqueadoras oferecem treinamentos especializados para seus novos franqueados. Entre as opções mais usadas estão os treinamentos presenciais, capacitações à distância e também as universidades corporativas. A rede de franquia Maple Bear Canadian School, por exemplo, possui um treinamento mensal de seu corpo docente, além de acompanhamento trimestral com especialistas canadenses em bilinguismo.

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 300 escolas em 16 países, atendendo um total superior a 35.000 crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é um dos líderes mundiais em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. As escolas da rede proporcionam um sistema de aprendizagem centrado no aluno, por isso treinamentos frequentes são ainda mais necessários.

Já a Doctor Feet, que possui 20 anos de mercado, investiu em um centro de treinamento que capacita todos os futuros podólogos da rede, ensinando os procedimentos básicos e todas a técnicas necessárias para manusear os aparelhos e produtos da rede. Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de cuidados e saúde para os pés e venda de produtos médicos e ortopédicos.

A rede YES! Idiomas também aposta em treinamentos diferenciados. A marca contratou a consultoria Praxis Business para ministrar três módulos de treinamentos para os franqueados da rede, totalmente gratuitos. Após cada treinamento presencial, os franqueados receberão questões para praticarem o que aprenderam em cada módulo.

Universidades corporativas

Há também as redes de franquias que preferem aderir às universidades corporativas, conceito trazido dos Estados Unidos e visto como uma ferramenta estratégica projetada para auxiliar as organizações que buscam um estilo de gestão que otimiza os processos constantemente. Os benefícios atrelados a essa solução segundo a rede de franquia Pello Menos são muitos, entre eles, a expansão da marca sem a perda da qualidade e a manutenção da competência nos serviços.

Com isso, a rede de franquia Pello Menos tem um Centro de Orientação Profissional (COP) que capacita os franqueados e colaboradores para manter a excelência em toda a rede. Com o Instituto Pello Menos, a marca encontrou na universidade corporativa uma forma de assegurar a metodização e a regularidade dos trabalhos, além de conseguir reciclar os antigos funcionários para atender às novas exigências do mercado.

“Os programas de capacitação do Pello Menos são estruturados para manter o alto nível de qualidade da operação. Oferecemos cursos para todos os funcionários de uma unidade, desde a depiladora até os serviços gerais, além de um suporte para gestão do negócio e aspectos administrativos ao franqueado. A rede conta com uma equipe formada por médico, psicólogos, instrutores e auditores, que asseguram os processos de atendimento, comportamento e postura dos profissionais.”, comenta Regina Jordão, fundadora do Pello Menos.

A rede Minds Idiomas também oferece ao franqueado e colaborador a Universidade Corporativa. Isso consiste em treinamentos presenciais na cidade de Maringá e também online. É a única franquia de inglês a ter a própria Universidade Corporativa nas três áreas - Comercial, Administrativo e Pedagógico. São as 3 áreas necessárias para uma escola de inglês ser operacionalizada, gerar lucro e satisfação do estudante.

Ensino à distância

Pensando no sucesso de suas 300 franquias, a maior franquia de ginástica para o cérebro da América Latina, lançou recentemente a Universidade Corporativa Supera, uma forma estratégica de desenvolver seus 1.500 colaboradores, que visa ensinar técnicas para melhorar o desempenho organizacional. Ainda que a palavra “universidade” nos remeta a um campus físico, a versão corporativa é diferente e inovadora, em que as aulas acontecem virtualmente em um processo de “aprendizado coletivo”, que visa desenvolver e explorar as competências distintas.

Na Universidade Corporativa Supera, os inscritos têm acesso a dicas de leitura mensais, cursos online do mercado empresarial, treinamentos de gestão e liderança, treinamentos técnicos para a área comercial e de desenvolvimento profissional. “Nós nos preocupamos com o desenvolvimento comportamental e técnico dos nossos colaboradores, então decidimos investir neles, nosso bem mais valioso. A ideia é que eles apliquem nossa metodologia com excelência na ponta para obter resultados promissores e fazer com que a empresa cresça como um todo”, declara Christian Silva, idealizador do projeto.

A Mister Fix , rede de franquias especializada em pequenos reparos, marido de aluguel e manutenções residencial e predial, também aposta no ensino à distância. O treinamento da Mister Fix é feito por videoconferência e realizada em, no máximo, dois dias. Durante a videoconferência, a equipe do Departamento de Suporte apresenta toda a estrutura da marca visando a fortificação de eventuais pontos fracos dos franqueados.

A rede tem o objetivo de profissionalizar o setor de reparos e manutenções, oferecendo atendimentos rápidos, econômicos e eficazes, proporcionando soluções diversas.  

Padronização

Padronizar a qualidade dos produtos oferecidos no ramo de alimentação é um desafio ainda maior. Sendo assim, com o intuito de tornar as lojas uma extensão da casa do consumidor e com o desejo de os bolos estarem presentes na mesa das famílias brasileiras como uma ferramenta para unir pessoas, a Casa de Bolos investiu em um Centro de Treinamento da Casa de Bolos em Ribeirão Preto, onde se aprende a fazer a base do negócio: a original receita da Vó Sônia, a ser fielmente replicada nas lojas. Além disso, a marca conta com um Centro de Distribuição (Santana de Parnaíba/SP) dedicado aos franqueados da rede, com todo o apoio necessário em matérias-primas e implantação de novas lojas.

Com um modelo de gestão simples e efetivo, todos os bolos são preparados e assados nas próprias unidades, com ingredientes 100% naturais e de qualidade, livres de massa pronta, essências ou conservantes. A Casa de Bolos disponibiliza dois tipos de modelos de franquias com investimentos iniciais entre R$ 125 mil e R$ 150 mil.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?