Notícias / Especial / Os erros de gestão mais comuns cometidos pelos franqueados

Os erros de gestão mais comuns cometidos pelos franqueados

Veja a opinião de especialistas sobre os deslizes dos empreendedores, antes e depois de investirem em unidades franqueadas

Compartilhe:   

Escolher uma franquia para investir não é uma tarefa fácil. Cada empreendedor adota um caminho e critérios próprios. Alguns procuram especialistas para apoiá-los em suas escolhas, mas mesmo assim sempre dúvidas pairam no ar. Para facilitar este processo, o SuaFranquia.com consultou alguns especialistas para indicarem quais são os erros mais comuns cometidos por franqueados de primeira viagem.

Para Luiz Antônio Rolim de Moura, coordenador de Franquias do Sebrae/PR, é comum que empreendedores foquem mais no possível rendimento que a franquia trará do que na afinidade que possuem com o ramo de atuação da empresa. “Não conversar com outros franqueados antes de fechar o negócio e não prestar atenção no prazo de permanência e licença de uso da Franquia também são erros comuns. Achar que a loja pode ser personalizada de acordo com gosto pessoal, sem levar em conta as exigências da marca e achar que a franquia fará a gestão da loja também são equivocos bem comuns”, aponta Moura.

Já para Mauro Fontes, consultor Financeiro e CEO da Contabilivre, subestimar o capital inicial para os primeiros meses ou anos do negócio, não acompanhar de diariamente as finanças da empresa e misturar as contas pessoais com as contas da empresa são falhas que ocorrem com boa frequência entre franqueados de primeira viagem. “Por isso, acabam recorrendo habitualmente a empréstimos e financiamentos bancários, dedicam mais tempo à operação do que ao Marketing e podem desanimar ou até desistir em momentos ruins”, comenta Fontes.

Segundo o especialista financeiro, esses deslizes ocorrem porque o empreendedor quase sempre se foca no investimento inicial de equipamentos, estoques, móveis, mas acaba subestimando ou até esquecendo do capital de giro para os primeiros meses ou anos do negócio. E, então, o capital de giro para a empresa não é cuidado adequadamente e as vezes não há outra fonte de renda, nenhum valor básico para seu sustento durante esse período.

Para evitar que essas falhas ocorram na gestão financeira, alguns empreendedores que não se sentem confortáveis com números, acabam deixando a administração financeira de lado ou terceirizando essa área. “O empreendedor precisa conhecer suas finanças na ponta do lápis. Qualquer deslize nessa área custa muito caro para o negócio. Procurar cursos e aprender a administrar suas finanças é a solução. As contas devem ser 100% separadas e os sócios devem ter uma retirada fixa que não sacrifique a empresa. Caso a empresa dê lucros ao final de um período, então é possível fazer uma retirada pontual maior”, orienta Fontes. 

Palavra de franqueador 

Julio Monteiro, CEO da rede Megamatte e com muita experiência em desenvolver novos franqueados, apresenta os sete erros mais comuns cometidos pelos franqueados apontando soluções para cada caso. Veja a seguir:

1 - Não participar de eventos oficiais da franqueadora.  Como a franqueadora, por meio da sua experiência e tecnologia, alcançou sucesso, ela poderá fornecer informações, atualizações e estratégias que facilitarão a operação. Participar desses eventos é agregar informação e conteúdo a ser aplicado no dia a dia com a equipe. 

2 - Aplicar uma comunicação diferente da orientada pela franqueadora para clientes e equipe, o que pode ocasionar em desvios de conteúdo e informações relevantes. É importante que o franqueado esteja atento à comunicação da franqueadora e até mesmo contribua para melhorar o processo. Ele precisa absorver, tirar dúvidas e aplicar a comunicação adequada começando pelo time até chegar aos consumidores.

3 - Não zelar pelo seu ponto de venda, equipe e consumidor. O franchising é uma forma de investimento no qual é preciso aplicar o seu trabalho diferente de outras iniciativas, como o fundo de ações, por exemplo.  O franqueado precisa ter domínio do seu ponto de venda, começando pela gestão da sua equipe, como oferecer um plano de carreira, condições justas de trabalho, entender as necessidades dos funcionários e promover uma competição interna saudável e, depois disso, pensar no consumidor.   É essencial resgatar os princípios do comércio, em que o comerciante tratava o seu cliente sendo um excelente anfitrião, já que o atendimento precisa ser marcante.

4 - Não ter conhecimento em Finanças.  O franqueado que não tem aptidão com os números, precisa se capacitar, seja em algum conteúdo disponibilizado pela franqueadora ou no mercado, como fazer um curso de Finanças. É fundamental entender a linguagem do mercado, como alguns termos utilizados: margem de contribuição, Markup, entre outros. Não ter esse conteúdo vai fazer com que o franqueado cometa erros durante a operação. 

5 - Não capacitar a equipe por meio dos treinamentos oferecidos pela franqueadora. Esse é um dos erros mais frequentes cometidos pelos fraqueados. Quando isso acontece, ele está indo contra a técnica para obter sucesso por meio de tendências do mercado e mudanças de consumidor. O franqueado precisa ter o hábito e discernimento de disponibilizar o seu time para ser capacitado por quem detém o conhecimento de técnicas atuais a serem trabalhadas no ponto de venda, no caso a franqueadora. A gestão do negócio necessita de capacitação constante.

6 – Deixar que o olhar individual seja priorizado em vez do coletivo.  Ao ingressar no franchising, as contribuições precisam ter afinidade com a coletividade, porque, quando se olha apenas para a operação, o franqueado fica desalinhado com o discurso da marca, além de estar isolado,  impedindo contribuições de parceiros e de outros franqueados que estão vivenciado questões semelhantes no dia a dia. 

 7 – O franqueado que não está presente na operação, tendo como base o famoso ditado "O olho do dono engorda o gado".  Ele precisa ter o controle de estoque e do custo de mercadoria vendida (CMV), acompanhando sempre os indicadores da franqueadora.  É importante que o franqueado tenha o hábito de controlar a saída e compra de produtos, tendo uma análise dos gastos, já que o controle do estoque é fundamental para ter uma gestão correta e lucrativa. 

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?