Notícias / Especial / Especialistas dão 12 dicas para faturar mais com as vendas do Natal

Especialistas dão 12 dicas para faturar mais com as vendas do Natal

Confira dicas para treinar equipes, cuidar do estoque, fidelizar clientes e gamificar sua estratégia da vendas

Compartilhe:   

Há pouco menos de um mês do Natal, as redes de franquias já estão esperando o Natal para fechar 2019 com faturamento em alta. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano e estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões, o que representa um avanço de +2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. O maior aumento real das vendas deverá ocorrer no segmento de cosméticos e perfumarias (+4,3% em relação à mesma data de 2017).

De olho na melhor maneira de aproveitar o fluxo de consumidores nessa época do ano, o portal SuaFranquia.com apurou 20 dicas para planejar adequadamente as vendas no Natal 2018.

Segundo Edilene Nogueira, gerente de operações da Yes! Cosmetics, que tem mais de vinte anos de experiência com o varejo, há 10 dicas que podem fazer toda a diferença na hora de atender esses clientes e vender ainda mais. Veja:

  1. Treine sua equipe – A equipe precisa ser bem treinada para atender bem e saber tudo sobre os produtos e técnicas de vendas apropriadas para alto fluxo. Prepare os colaboradores que atuam no atendimento aos clientes para, caso necessário, estarem Outro aspecto importante é que as necessidades dos clientes sejam compreendidas para que se tornem de clientes fãs da marca.
  2. Organize e abasteça seu estoque – Um estoque organizado e abastecido torna tudo mais fácil na hora de vender. Dessa forma, a loja não perde nenhuma venda por não ter achado um produto que o cliente queria ou por não ter disponível. A loja também precisa estar limpa e bem organizada, os produtos devem estar arrumados, de forma a convidar o cliente a entrar e experimentá-los.
  3. Divulgue – Promoções, lançamentos e kits especiais devem estar bem sinalizados na loja e estarem na ponta da língua da equipe de vendas. O cliente adora saber as novidades das marcas que ele consome.
  4. Prepare a loja para o movimento – Neste período o fluxo de pessoas dentro da loja é alto e a equipe deve estar preparada para um atendimento rápido. Por isso, é essencial deixar montado e organizado todo o material que necessário para embalar os presentes, como embalagens, laços, etiquetas etc.
  5. Fique atento aos detalhes – Observe os detalhes o tempo todo: se a loja está abastecida, se a sua equipe está atendendo bem, entre outros. Quanto mais atento você estiver, mais rápido você conseguirá resolver possíveis problemas.

Julio Quaglia, CEO da Valuenet Incentive Solutions, também aponta aspectos que podem ser considerados para incentivar o relacionamento em redes de franquia no período de Natal. Confira a seguir 4 dicas com esse objetivo: 

  1. Personalize - Um dos aspectos essenciais de ações de relacionamento que realmente engajam e trazem resultados é poder oferecer ações personalizadas para os clientes. É preciso aliar tecnologia e expertise de profissionais que sejam capazes de analisar as informações disponíveis sobre hábitos de consumo dos clientes, por exemplo, a fim de conseguir entregar uma experiência realmente customizada. 
  2. Use uma ferramenta para planejar - Para ter certeza que uma campanha de incentivo de vendas será de fato efetiva e trará resultados para a companhia, é necessário planejá-la com cuidado. Ferramentas tradicionais como o Business Model Canvas ou mesmo as mais segmentadas como o Loyalty Canvas foram desenvolvidas para desenhar sua estratégia junto ao seu mercado. Elas ajudam a deixar claro quem serão os participantes (cliente final, vendedores, ou ainda, os dois); quais objetivos você enquanto marca quer alcançar, e quais comportamentos dos franqueados serão incentivados para isso. Enfim, entender qual o melhor caminho para colocar sua estratégia em prática.
  3. Recompense e reconheça - Para que a estratégia de relacionamento seja uma grande aliada da campanha de vendas de natal, é importante esses dois conceitos sejam aplicados. Oferecer descontos, pontos e possibilidades de troca nesse período é interessante, mas se existir algum conhecimento prévio do público, é possível, por exemplo, antecipar suas necessidades de compra ou resgate. Existe uma diferença de valor emocional entre um desconto e um desconto exclusivo para aquele cliente.
  4. Gamifique a sua estratégia - Em uma campanha de incentivo para equipes de vendas, por exemplo, a gamificação pode ser um jeito econômico de reconhecer o desempenho espetacular de alguns participantes e continuar motivando àqueles que ainda não chegaram lá. Dividir uma grande meta em dezenas ou centenas de pequenos objetivos é uma oportunidade de ir recompensando e reconhecendo a equipe durante o processo, mantendo-os motivados por um período maior.    

Já Marcelo Scharra, sócio fundador da Inside Business Design especialista em aceleração de vendas, contribuiu com também com dicas para as equipes mas também para a fidelização de clientes. Confira a seguir mais 3 dicas de Scharra.

  1. Crie e mantenha sua comunidade - A sua loja, independentemente da localização possui uma comunidade, ou seja, pessoas que compram com alguma frequência ou que estão localizados em uma região próxima, exemplo em prédios comerciais. Crie uma condição especial e busque se relacionar com esta comunidade isso ajudará a movimentar a loja e dependendo da estratégia aumentar o ticket. 
  2. Aumento de ticket - Crie junto com seu time combos de produtos e condições que auxiliem o cliente a decidir por um investimento maior. Os vendedores que mais performam sabem como resolver esta questão. Busque identificar como e dissemine isso dentro da sua equipe.
  3. Brindes e vendas B2B - Nesta época do ano é comum as empresas darem brindes aos clientes, caso o seu produto permita busque oferecer as empresas que estão na sua região um kit de brinde. Nesta ação você aumentará significativamente seu ticket médio  além de abrir possibilidades de vendas durante outras épocas do ano.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?