Confira 6 atitudes importantes para ter sucesso no franchising

Expandir uma marca por meio do franchising requer habilidades específicas, diz Vivian Sant’Anna, especialista em gestão de negócios

Muitos empreendedores imaginam suas marcas expandindo por meio do franchising, mas muitas vezes não encontram o caminho para alcançar esse objetivo. Afinal, essa forma de negócio proporciona menos riscos e mais segurança para promover o crescimento de uma empresa. Porém, para ser um empreendedor no franchising, segundo Vivian Sant’Anna, especialista em gestão de negócios, é preciso desenvolver habilidades específicas para que a rede de franquia seja um sucesso.

"Em primeiro lugar é preciso conhecer o seu negócio de A à Z para que ele possa ser replicado facilmente. Isso significa que o empreendedor precisa, antes de tudo, ser comprometido com o que está proposto a fazer. Reunir algumas atitudes para ter mais possibilidades de ser bem-sucedido é essencial nesta hora", explica a especialista em gestão de negócios, Vivian Sant'Anna.

Confira a seguir quais são as 6 atitudes importantes para ter sucesso no franchising, de acordo com Vivian:

1 - Seja engajado: Segundo o dicionário o verbo "engajar" tem como definição: "contratar ou ser contratado para prestar algum tipo de serviço" ou "empenhar-se, esforçar-se, lutar por". Estar em sintonia com os franqueados fará com que os processos do seu negócio fluam. Com isso, os bons resultados da sua franqueadora dependem do seu empenho em engajamento nas atividades propostas para que a franquia tenha sucesso.   

2 - Atualize-se frequentemente: Ter uma rede de franquia exige conhecimento não apenas das produtos e serviços que oferece, mas também do mercado em que está inserida. Por isso, assim como todo negócio, é preciso estar ligado nas novidades e capacitações que surgem. Um bom empreendedor sabe um pouco de tudo e mesmo que aquilo não seja a sua tarefa principal, ele entende para que possa delegar e questionar.

3 - Treine sua equipe: “Sozinho vou mais rápido, mas juntos vamos mais longe" é uma frase motivacional faz todo sentido no empreendedorismo. Uma equipe treinada e alinhada faz com que o negócio cresça. Os treinamentos têm como objetivo melhorar os conhecimentos a respeito do que já se sabe. Eles estão mais focados na prática, ou seja, mostram exatamente o que deve ser feito para que as tarefas sejam executadas de maneira adequada. 

4 - Aceite ajuda de especialistas: Entender que é preciso a ajuda de profissionais capacitados no processo é de grande valia. Tenha por perto especialistas que possam te ajudar nos processos da sua franquia: advogados, administradores, publicitários. Você deve aprender com eles as suas novas competências para que o seu negócio deslanche. Converse com empreendedores que já passaram pelo processo de franchising , frequente feiras e participe de eventos na área – o networking é fundamental para todos que querem empreender. 

5 - Planeje-se: Segunda a especialista em gestão de negócios, fazer o planejamento financeiro é essencial e fundamental. Muitos empresários colocam 100% de suas reservas financeiras no novo negócio sem se lembrar de suas despesas pessoais, pelo menos pelos primeiros meses de negócio. Saber que um negócio pode levar algum tempo para gerar retiradas é importante na hora de tomar as decisões. 

6 - Seja comprometido e organizado: O segmento de franchising já possui estrutura que favorece os bons resultados, porém, acredite, muitas franquias não dão certo pela falta de comprometimento e organização do empreendedor. Com isso, uma franqueadora engajada, comprometida e organizada deixa claro a todos os envolvidos o porquê está ali. Ela motiva as unidades franqueadas, cria melhores formas de trabalho e traz resultados surpreendentes. O comprometimento é uma das principais características do empreendedor de sucesso.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

Fonte: Sua Franquia - www.suafranquia.com

Encontre a melhor franquia para você