Notícias / Especial / Dia do empreendedor: data é comemorada nesta sexta-feira

Dia do empreendedor: data é comemorada nesta sexta-feira

Empresa realiza estudo e constata que empreendedores são jovens de até 35 anos, sendo a maioria homens

Compartilhe:   

Nesta sexta-feira, 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, também conhecido pelos brasileiros como o “Dia do Empreendedor”. A data é uma referência à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, regimentado pela Lei Federal nº 9.841/1999. O documento visa garantir, às microempresas e empresas de pequeno porte, um tratamento jurídico diferenciado e simplificado nas áreas administrativas, tributárias, previdenciárias, trabalhistas, entre outras.

A população de empreendedores brasileiros hoje é de aproximadamente 50 milhões pessoas. E, para melhor compreender quem são os empreendedores brasileiros, a agência de comunicação MGA Press, realizou uma pequena pesquisa sobre o tema. A amostra possui 141 respostas, tendo uma margem de erro de 6% e um nível de confiança de 90%.

O estudo constatou que, atualmente, a maior parte dos empreendedores do país tem entre 25 a 35 anos, sendo ainda formado em sua maioria por homens (82%), contra apenas 18% mulheres que encaram o desafio.

Segundo a análise dos dados coletados, mais da metade ainda se enquadra como microempresa, uma vez que, possuem até 09 funcionários (55,4%). Quando o assunto é o segmento da empresa, serviços e tecnologia se mantém quase equiparados com 32,9% e 27,1% respectivamente.

Empreendedorismo no Brasil

Em um estudo realizado em 2013, o Sebrae Nacional apontou que 24,4% das PMEs fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos de operação. Já, segundo pesquisa Demografia das Empresas 2014, divulgada em 2016, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade.

Mas, aparentemente este cenário aos poucos pode estar melhorando, talvez os empreendedores estejam se profissionalizando e assim tendo melhores resultados. É o que mostra também a pesquisa da MGA Press. Segundo o pequeno estudo, apesar de todas as dificuldades que empreendedor enfrenta, 51,4% já possuem suas empresas há mais de 5 anos e a maioria se mantém otimista para o último trimestre do ano. 65,7% dos participantes declararam que têm uma expectativa positiva para o próximo trimestre contra apenas 7,9% que acreditam que o final do ano será negativo.

Pensando ainda nas dificuldades que o brasileiro encontra na hora de empreender, 51,1% dos entrevistados acreditam que o maior problema do país é a alta carga tributária, seguido por 17% que classificam como maior dificuldade mão de obra qualificada e a burocracia de processos, contra 12% que votaram em obtenção de crédito.

A pesquisa apurou ainda se os participantes indicariam o empreendedorismo para outras pessoas e quais eram suas inspirações nos negócios. 93,5% responderam a primeira questão positivamente e entre as inspirações tivemos o nome de Elon Musk, empreendedor e filantropo, como maior inspiração, seguido por outros grandes nomes como Jorge Paulo Lemann, Abilio Diniz, Steve Jobs, Silvio Santos e o próprio pai.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?