Notícias / Especial / 5 dicas para perder o medo de empreender e investir numa franquia

5 dicas para perder o medo de empreender e investir numa franquia

Confira as dicas do consultor de negócios e marketing digital Sandro San para investir, correndo o menor risco possível

Compartilhe:   

Apesar do crescimento do número de empreendedores no país, muitas pessoas ainda têm medo de empreender. Segundo o consultor de negócios e marketing digital Sandro San, é até compreensível esse receio, já que desde criança não somos ensinados nem preparados para isso. “Na verdade, fomos educados para sermos empregados, então é natural que muita gente não saiba lidar com a insegurança, com o risco, e todos os desafios que aparecem quando começar a trabalhar por conta própria”, explica Sandro, também CEO do Clientes de Alto Valor, uma consultoria de negócios que ajuda coaches, consultores e terapeutas a transformarem seu conhecimento num negócio de alto valor. 

Porém, a grande vantagem em investir em uma franquia está em justamente correr menos riscos, até porque já teve alguém lá que fez o trabalho mais difícil para você. Veja a seguir algumas dicas de Sandro San para você perder o receio de empreender e ter mais sucesso na hora de escolher sua franquia.

Dica 1 – Invista em autoconhecimento

Isso significa que você precisa saber exatamente do que você gosta ou quer. É muito importante conhecer melhor a si mesmo antes de tomar qualquer decisão. Até para entender qual o nível de risco que você está disposto a assumir, qual tipo de área ou negócio pode ser mais interessante, entre outras coisas. Vale a pena fazer esse tipo de exercício para ajudar você a se conhecer melhor e a sentir mais segurança na hora de fazer suas escolhas.

Dica 2 – Faça uma lista dos seus interesses

Fazer uma lista das coisas que você gosta de fazer, ou seja, hobbies e interesses em geral, também pode te ajudar na hora de escolher uma franquia ou nicho de mercado. Tendo a lista em mãos, todo o processo se torna mais claro, já que ali você tem tudo o que você procura.

Dica 3 – Tenha uma reserva financeira

É extremamente importante você fazer uma reserva financeira antes de realmente começar a empreender na franquia escolhida. Separe um dinheiro para você poder se manter enquanto o negócio não lucra. Essa reserva financeira é diferente do valor que você vai investir no negócio. São duas coisas diferentes: O dinheiro para você se manter, que funciona como um salário todo mês, e o dinheiro de investimento da franquia.

Dica 4 – Conheça de perto as alternativas

A dica aqui é começar a visitar feiras de franquias, conversar com outros franqueados e empreendedores para poder entender um pouco a dinâmica do que é o empreendedorismo. Entendendo mais do mercado, você vai se sentir mais seguro quando começar a empreender, além de poder criar também uma rede de apoio junto a esses profissionais que você conheceu.

Dica 5 – Pesquise muito!

Tome uma posição de comprador (mesmo se ainda não estiver pronto). Pesquise marcas de franquias que têm propostas que possam ser interessantes para você. Você pode ver como elas trabalham, o que fazem, conversar com franqueados e até perguntar se eles oferecem treinamento. Desse jeito você já vai se acostumando e entendendo como funciona toda essa dinâmica.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?