Notícias / Especial / Marketing no franchising: Como engajar consumidores por meio de anúncios digitais?

Marketing no franchising: Como engajar consumidores por meio de anúncios digitais?

Entre os desafios das redes de franquias está definir quais os investimentos em meios online valem a pena. Veja as dicas de um especialista no assunto.

Compartilhe:   

Definir a estratégia de marketing digital no franchising, em geral, é um desafio que fica nas mãos das franqueadoras. Entre as opções, estão investir em redes sociais, influenciadores online e anúncios digitais – sendo esta a opção mais antiga na internet. Para analisar os prós e contras no engajamento de consumidores por meio de anúncios digitais, o portal SuaFranquia.com entrevistou Victor Canô, CEO da Cazamba.

A Cazamba é uma empresa de tecnologia em mídia, referência em inovação no engajamento de marcas com seus consumidores por meio de anúncios digitais em formatos diferenciados, de forma dinâmica, personalizada e com acompanhamento em tempo real de resultados. O portfólio da marca conta com clientes como P&G, Unilever, Banco Itaú, Boticário, Samsung, Natura, Canon, Volkswagen, McDonald´s, Red Bull, HBO, Fox e Caixa Econômica Federal, entre outros.  

Confira a seguir a entrevista com o especialista: 

SuaFranquia - Quais dicas você daria para as empresas de fato saberem que tipo de anúncio online vale a pena?

Victor - Estar alinhado com o objetivo da campanha é o principal fator nessa escolha de como alocar seu investimento.  Para lançamento de campanha, recomendo usar canais de vídeo e publicidade de alto impacto e engajamento.  Para campanhas diretamente atreladas a vendas, na compra por performance vai custar mais caro a exposição, mas você só paga quando converter.  Normalmente uma campanha sempre deve ser focada no seu objetivo, com um público bem definido e, preferencialmente, aplicando alguma segmentação, dado que nem todos os produtos são para todo mundo. 

SuaFranquia - Que tipo de investimento dá mais retorno hoje em dia?

Victor - O investimento mídia baseado em dados ainda é imbatível.  O poder de segmentação não só faz você ser mais assertivo no seu grupo de interesse, mas também previne o desperdício de verba de mídia.

SuaFranquia - Qual a importância de contratar uma consultoria ou agência que de fato entenda do assunto?

Victor - A mídia digital é uma mídia de tentativas e erros.  Muitas vezes o mais óbvio não vai funcionar tão bem.  E para descobrir, você tem que testar e errar muitas vezes.  Errando barato e rápido é o caminho para se obter sucesso.  Logo, uma agencia que já tenha feito alguns erros e acertos, e já participou ativamente de vários processos desses, vai trazer alguns aprendizados que serão importantes nesse início.

SuaFranquia - Como engajar de forma assertiva os consumidores por meio de anúncios digitais?

Victor - A criatividade continua sendo um caminho. Na agência, por exemplo, criamos espaços para a criatividade ser livre, porque acreditamos que traz muito resultados em engajamento e percepção de marca.  A criatividade brasileira continua sendo um grande trunfo na publicidade, e de fato, gera muitos resultados e histórias memoráveis. 

SuaFranquia - Qual dica daria para quem se interessa em investir em anúncios digitais?

Victor - Dados bem usados, bem coletados, bem organizados são e serão o futuro do planejamento e sucesso das campanhas digitais.  Para isso, precisa de um comprometimento e um goodwill de toda a empresa para garantir a qualidade e relevância dos dados.  Com esses dados, você poderá principalmente segmentar mensagens e conteúdo diferentes para pessoas diferentes nas horas mais apropriadas.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?