Notícias / Especial / Coworking: conheça as vantagens para franqueados que atuam nestes espaços

Coworking: conheça as vantagens para franqueados que atuam nestes espaços

Dia 09 de agosto, quinta-feira, é o Dia Mundial do Coworking e nada melhor do que conhecer de perto como funcionam esses espaços, que inclusive já oferece modelos de negócios no setor de franquias

Compartilhe:   

Em agosto comemora-se o Dia Mundial do Coworking, uma tendência que chegou para ficar e só tem mostrado benefícios para todos as pessoas que diretamente ou indiretamente se atuam nos espaços. Com isso, no dia 09 de agosto, diversos espaços de coworking realizam atividades voltadas para empreendedores individuais e representantes de empresas que atuam nestes escritórios compartilhados.

A unidade Berrini do CO.W. Coworking Space (Rua Jaceru, 225 – Vila Gertrudes, São Paulo) oferecerá um dia inteiro de mentoria para aqueles que queiram ter contato com o que existe de mais moderno em torno dos conceitos de empreendedorismo, inovação e dos processos que envolvem projetos que fazem a diferença no dinâmico ambiente atual dos negócios. A iniciativa é uma parceria do CO.W. Coworking com a TroposLab, aceleradora que já impactou mais de 10 mil pessoas em mais de 500 startups, por meio de cerca de 40 programas de aceleração em cinco anos de história.

“Neste Dia Mundial do Coworking, nos propomos a ajudar a responder algumas questões essenciais tais como: quais os caminhos do seu negócio? Para onde você pretende ir e onde pretende chegar?”, explica Renato Auriemo, sócio-diretor do CO.W. Coworking. “Entendemos que essas são questões comuns no dia a dia do empreendedor e por isso trazemos a Troposlab Aceleradora e a Exata Consultoria Empresarial para um dia de mentoria. Um dia aberto a todos os empreendedores, iniciantes ou não”.

Segundo a CO. W Coworking, o Dia Mundial do Coworking está diretamente ligado ao conceito original do trabalho compartilhado, lançado pelo americano Brad Neuberg em 09 de agosto de 2005. Foi nessa data que Neuberg começou a alugar um espaço e passou a oferece-lo a outros interessados. Estava criado o termo e conceito Coworking, que desde então evoluiu para um movimento descentralizado em torno de um conjunto de valores compartilhados: comunidade, colaboração, acessibilidade e sustentabilidade.

Espaço de baixo investimento para franqueados

Segundo algumas redes de franquias é bem comum que franqueados utilizem esses espaços para tocar a operação de unidades franqueadas. “Cerca de 5% da nossa rede hoje utiliza esses espaços como ponto de instalação. Aliás, o coworking é um sistema muito utilizado também pelos nossos franqueados quando eles fazem visitas em cidades vizinhas ou marcam reuniões”, relata Marcelo Salomão – Diretor executivo da Gigatron Franchising.

Entre os pontos positivos, o empresário destaca que para a franqueadora se torna mais um diferencial, possibilitando que o franqueado possa escolher seu local de trabalho sendo coworking, home office ou ponto comercial. E, assim, o custo operacional fica mais reduzido e os franqueados conseguem em uma única estrutura ter acesso a internet, espaço climatizado e outras ações, além de ter um forte ganho em networking com outros participantes do espaço.

Na rede de franquias JAN-PRO, empresa americana de limpeza corporativa, que tem mais de 230 franquias em operação, possui em Salvador – BA, uma máster franquia dentro de um coworking. Para os demais escritórios regionais da marca, a procura por um espaço corporativo e que mantenha os padrões da rede, é um dos pontos fundamentais para fortalecer a marca na região instalada.

Foi exatamente por essa razão, que o master franqueado Rodolfo Kobus, de 31 anos resolveu inovar. “Escolhemos um espaço compartilhado justamente por entender que aqui funciona uma central de negócios. Dentro desse ambiente temos uma capilaridade muito grande de novos nichos e queremos crescer com essa demanda”, diz Kobus, que já prospectou novos clientes dentro do coworking.

Ainda segundo o jovem empreendedor, aproximar uma marca americana do mercado brasileiro, com know-how e conhecimentos estratégicos da área da limpeza, é um divisor de águas para o mercado baiano “o objetivo da nossa unidade é difundir a necessidade da limpeza corporativa para quem não tem tempo de pensar nisso. Oferecemos limpeza pela saúde, para quem precisa de conforto no ambiente corporativo, como por exemplo, para uma startup. Um ambiente limpo, proporciona qualidade de vida diária os colaboradores” finaliza.

De acordo com Renato Ticoulat, CEO da JAN-PRO no Brasil, acompanhar essa evolução dos locais e clientes, dentro da rede, é um processo natural dos tempos modernos “Somos uma empresa com muita experiência de mercado, tanto nacional, quanto internacional, porém temos uma visão empreendedora  jovem e atenda às novas demandas e tecnologias. Avaliamos com cautela toda mudança. Estudamos os coworkings do Brasil e sentimos sinergia com a nossa missão e valores. Fato que possibilitou que a filial do coworking em que estamos, em Salvador, se tornasse  um cliente da JAN-PRO”, finaliza.

Mercado em crescimento

Muitos pensam que o conhecido coworking é algo novo no Brasil, mas não é. O fundador da Gowork, trabalhava no mercado de móveis e implantações de  escritórios, quando em 2011 visitou um fornecedor em Miami, na Flórida EUA. O escritório do fornecedor surpreendeu Fernando Bottura, fundador da empresa, que teve contato pela primeira vez com um escritório compartilhado (Miami shared), onde tinha cerca de 200 empresários trabalhando.

Após a visita e entender o conceito, Bottura montou seu primeiro coworking. Começou a alugar estacoes de trabalho por hora na capital Paulista. “Comecei alugando as estações por hora, logo notei a necessidade de criar modelos mais corporativos, em 2013”, conta o empresário. Hoje a Gowork é uma das maiores empresas brasileiras do setor, tendo crescido em 50% em cinco meses.  Já são mais de 2400 empresas alocadas em seus espaços, que contam com salas de reuniões, espaços para networking entre os membros, além de funcionar 24h por dia, 7 dias por semana com a segurança que as empresas precisam.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?