Notícias / Especial / 5 dicas que todo empreendedor deve saber antes de abrir um negócio

5 dicas que todo empreendedor deve saber antes de abrir um negócio

Compartilhe:   

Quais os segredos para se obter sucesso no próprio negócio? O que preciso saber para empreender e por onde começar? Essas são as principais dúvidas e anseios por parte de quem está prestes a dar o primeiro passo no desafiante e amplo mercado brasileiro. Afinal, em um ano incerto e cheio de dúvidas, a insegurança é um dificultador.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a taxa de desemprego no Brasil deve continuar crescendo nos próximos dois anos e atingir o patamar de 7,3% em 2016 e em 2017. Com isso, muitos brasileiros encontram, no ato de empreender, uma chance para crescer e ganhar dinheiro.

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), existem no País mais de 3 mil marcas em operação no Franchising, registrando um aumento de 4,5% no número de redes em relação a 2014. Dessas, 95% são de origem nacional. Em 2015, 131 novas marcas de diferentes segmentos iniciaram operações.

Para Luciano Lugli, sócio-fundador do Grupo E-Lar, dono da marca Especialista do Lar, especializado em Gestão Estratégica de Negócios e Gerenciamento de Projetos, entender que não existem segredos para o sucesso e selecionar as pessoas certas no início do negócio é um bom começo.

A seguir, Luciano Lugli dá outras dicas de como o empreendedor pode conseguir sucesso com o negócio:

1. Planejamento estratégico é imprescindível para orientar os rumos do seu negócio. Ter um plano completo e detalhado com todas as diretrizes, riscos, ganhos, previsão de cenários ajuda a conduzir o trabalho. Sem um planejamento inicial, qualquer caminho servirá como opção.

2. Estudar, pesquisar e entender o mercado. Buscar informações de pessoas que já atuam e atuaram na área para obter conhecimento sobre os vários aspectos do negócio. Esse tipo de acervo fornecerá ferramentas para explorar oportunidades, além de subsídios para a tomada de decisão acertada, não precipitada.

3. Dedicação em tempo integral para o seu negócio. O primeiro passo é saber que você é o responsável por qualquer problema ou resultado, e que nem sempre as tarefas executas originarão reconhecimento ou serão fáceis e prazerosas. É importante frisar que, faz parte das atribuições do empreendedor, a liderança e isso implica em reconhecer as qualidades individuais da sua equipe e orientar para que se desenvolva e cresça. Afinal, os liderados não farão nada além do que esperam que você mesmo faça.

4. Identificar como funciona o seu negócio na prática. É interessante fazer alguns testes para compreender melhor os riscos e oportunidades, criando um modelo de negócio sólido e, assim, iniciar um negócio com uma estrutura enxuta, evitando problemas financeiros logo de cara.

5. Uma dica para quem vai abrir um negócio pela primeira vez e tem pouco investimento é procurar uma franquia de confiança no mercado. O novo empreendedor tem menor risco, pois o modelo já foi testado por alguém, além de contar com o apoio financeiro, operacional, comercial e know-how do franqueador. Mas, o mais importante de tudo, o empreendedor precisa ser focado nos objetivos e buscar motivação diária pelo o que faz. Agindo assim, tudo se tornará mais natural e o sucesso virá com o tempo de maturação do negócio.

 

Grupo E-Lar

A empresa Especialista do Lar, do Grupo E-Lar, iniciou as atividades em 2015 na região do ABCD, no Estado de São Paulo. Oferece serviços de manutenção residencial, empresarial e em condomínios com o objetivo de atender pessoas que necessitam de serviços profissionais de reparo, construção civil, limpeza e adaptação de residências para pessoas com necessidades de mobilidade. Para atingir a meta de crescimento nos próximos anos, a empresa tem em seu plano de negócios o modelo de franquias, com perspectivas de expansão em território nacional e em países do Mercosul.

CONFIRA ALGUMAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?