Notícias / Especial / Franquias brasileiras atuam no Exterior

Franquias brasileiras atuam no Exterior

Compartilhe:   

As franquias brasileiras estão, cada vez mais, se internacionalizando. O estudo "Estágios da Internacionalização das Franquias Brasileiras", feito pela ESPM em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostra que o número de franquias brasileiras que atuam no exterior cresceu 14% de 2012 para 2014, passando de 92 para 105 marcas.

Os principais destinos das redes são Estados Unidos, com 42 marcas, e Portugal, com 34 redes. Seguido de Paraguai com 31, Argentina com 19 e Angola com 17 marcas. Por ser o primeiro mercado das multinacionais brasileiras e o segundo em volume de exportação, os Estados Unidos lideram a lista de destinos para expansão.

As marcas com atuação internacional correspondem a 3,8% do total de franquias no Brasil. E o crescimento das redes brasileiras no exterior, de 2010 para 2014, foi de 62%, de 65 para 105 redes de franquias.

Internacionalização bem sucedida

A internacionalização das empresas, por meio da expansão de suas operações e da concessão do direito de uso de sua marca para os mercados externos, vem sendo considerada uma questão ligada à própria sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos.

Para uma internacionalização bem sucedida, o planejamento é a chave, é preciso que as empresas se preparem antes da efetiva internacionalização. Várias franqueadoras se aventuraram em mercados internacionais e tiveram que recuar, pois não tomaram os devidos cuidados antes de avançarem no processo.

É preciso ter sempre em mente que estar em um país diferente requer adequação a diferentes legislações, proteções, consumidores e nem sempre é tão simples quanto parece. O primeiro passo é estudar o mercado, verificar se o produto tem aceitação, se a empresa tem diferenciais competitivos para concorrer naquele mercado, checar se a marca pode ter proteção no respectivo país e até mesmo, se a marca é sonora no país pretendido. Convencido da vantagem que se pode obter nessa expansão, contratar uma consultoria especializada local aumenta as chances de êxito.

Em relação à marca, é necessário fazer uma busca prévia no órgão de proteção a marcas e fazer o pedido de registro no devido órgão de proteção.

O franqueador deve estar atento ao plano de estratégico de expansão que deve levar em conta a logística dos produtos, verificar a viabilidade financeira, a estrutura necessária, não contar com ganhos a curto prazo e atentar-se à legislação do país pretendido, como instrumentos jurídicos necessários e quais proteções são admitidas. Nem todos os países tem uma legislação especifica de franquias, os que já têm acabam por facilitar um pouco novos entrantes, pois a relação já é regulamentada.

Entre as formas de expansão, as mais apropriadas para franquias são:

Desenvolvedor de área: um franqueado, que tem contrato com a franqueadora é responsável por implantar, por si ou por terceiros certo número de franquias em um determinado período de tempo, dentro de uma localização geográfica preestabelecida. Nesse caso, cada franquia terá seu próprio contrato diretamente com a franqueadora.

Máster franquia: um máster franqueado no país de destino detém a comercialização de sub-franquias, cujo contrato é diretamente estabelecido com o máster franqueado. Normalmente quem dá suporte às sub-franquias (ou pelo menos parte do suporte) é o máster franqueado. Os royalties são pagos tanto à franqueadora quanto ao máster franqueado.

Franquias atuantes no Exterior

De acordo com a quinta edição do ranking da Fundação Dom Cabral de Internacionalização de Franquias, que tem como base indicadores como: unidades franqueadas no exterior, receita de royalties e taxas das unidades, comparados aos números totais das redes; a iGUi Piscinas é a franqueadora brasileira com maior atuação fora do país.

Em segundo lugar está a franquia Localiza, rede especializada em aluguel de veículos, e a franquia Dudalina, marca de vestuário, aparece na terceira colocação.

Veja a lista completa:

1. iGUi Piscinas

2. Localiza

3. Dudalina

4. Carmen Steffens

5. Depyl Action

6. Chilli Beans

7. Vivenda do Camarão

8. Magrass

9. Cia Hering

10. Giraffas

VEJA ALGUMAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?