Notícias / Especial / 06 franquias internacionais para investimento

06 franquias internacionais para investimento

Compartilhe:   

O Franchising é uma forma segura de redes internacionais se consolidarem no Brasil. O interesse das empresas no País não é novo, porém tem se intensificado nos últimos anos. Recentemente, a Benefit, marca de cosméticos americana, e a Dunkin’ Donuts, rede de café e produtos de panificação, inauguraram franquias no Brasil.

O potencial do sistema de franquias do País atrai investidores do mundo todo. Em 2014, houve um crescimento de 7,7% e um faturamento de R$ 127,331 bilhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). E apesar das incertezas econômicas deste ano, o setor segue forte e no primeiro trimestre cresceu 9,2%. 

A Benefit criada em 1976 em São Francisco, pelas irmãs gêmeas Jean e Jane Ford, com a proposta de levar diversão ao setor de maquiagem, expande por franquias pela primeira vez, já que em outros países, as lojas são próprias ou abertas em sociedade com parceiros locais. A marca inaugurou duas franquias no Brasil: no Shopping Higienópolis, em São Paulo, e no Shopping Iguatemi, em Campinas. O processo de formatação de franquia foi realizado pelo Grupo BITTENCOURT, transformando toda a cultura americana para a cultura do país, com a produção de todos os manuais de franquia.

A Dunkin’ Donuts está de volta ao Brasil, após sair do País em 2003, por um erro de estratégia da marca. Com o conceito de cafeteria, oferecendo bebidas quentes e frias, além de sanduíches e as famosas rosquinhas. Desta forma, os produtos com características locais, como rosquinhas de goiabada, doce de leite e maracujá, por exemplo, e até o típico pão de queijo brasileiro, dividem espaço com os itens encontrados nas unidades de todo o mundo. A rede inaugurou sua primeira unidade própria em Brasília e o plano de expansão prevê 65 lojas em cinco anos.  

Para quem pretende investir em uma franquia internacional, existem algumas opções no mercado. Confira:

1.    Benefit
A marca de cosméticos americana iniciou a expansão por franquias no Brasil. Duas unidades foram inauguradas no Shopping Higienópolis, em São Paulo, e no Shopping Iguatemi, em Campinas. Não há uma meta para o número de unidades, e a expansão pode acontecer tanto com franqueados individuais quanto com máster franqueados.

2.    Dunkin’ Donuts 
A rede americana Dunkin’ Donuts volta ao Brasil com o conceito de cafeteria, oferecendo bebidas quentes e frias, além de sanduíches e as famosas rosquinhas. A rede inaugurou sua primeira unidade própria em Brasília e o plano de expansão prevê 65 lojas em cinco anos.  

3.    Petland
Há um ano operando no Brasil, a Petland - rede de franquias dos Estados Unidos - líder em comercialização de pets no mundo, com 48 anos de história no mercado Pet e presença global - segue firme com o plano de crescimento da marca.  Com dez lojas na capital paulista (seis em operação – dentre elas duas unidades próprias nos bairros de Campo Belo e Higienópolis – e quatro em construção), a meta da empresa é ter, somente na grande São Paulo, 302 unidades até 2020.

4.    The Body Shop 
Em outubro do ano passado, a L’Oréal anunciou a aquisição, pela The Body Shop, de 51% da brasileira Empório Body Store, com o objetivo de lançar a marca e os produtos no país. Em cinco anos, a The Body Shop quer chegar a 500 franquias no Brasil. A marca está trabalhando com duas frentes para a expansão: buscar franqueados multi-bandeiras ou apresentar o conceito para franqueados atuais para que eles abram outras lojas.

5.    Intimissimi 
A marca italiana Intimissimi, uma das principais grifes de moda íntima na Itália e em países europeus, chegou ao Brasil em 2011 e possui cerca de 30 lojas no País. A rede pretende começar sua expansão por franquias em breve.

6.    Quiznos Sub
A Quiznos Sub, rede norte americana de restaurantes rápidos, conta mais de três mil lojas em mais de 30 países. A primeira loja no Brasil foi inaugurada em Dezembro de 2011. Atualmente são mais de 50 unidades no país, localizadas no Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Saiba mais: FRANQUIA BENEFIT 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?