Notícias / Empoderamento Feminino / Mulheres empreendedoras: 5 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio

Mulheres empreendedoras: 5 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio

Por Andrezza Rodrigues*

Compartilhe:   

 

Empreender é o sonho de muitas pessoas e a alternativa que muitos encontraram para uma “grana” extra ou até mesmo como fonte principal na pandemia. O problema, no entanto, é o gerenciamento correto das finanças do negócio, visando sua permanência no mercado. Abaixo, elencamos 5 dicas para as mulheres que desejam empreender com sucesso e segurança.

 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os negócios liderados por mulheres duram em média um ano, enquanto que os empreendimentos masculinos possuem um tempo de vida maior, cerca de três anos. Um dos motivos disso é que, segundo a entidade, uma média de 40% das empreendedoras brasileiras apostam no desafio de abrir seus próprios negócios sem ter uma experiência anterior no setor, contra um percentual de 27% entre os homens. O Sebrae também aponta que, entre as principais causas para a falência das empresas abertas por mulheres, estão as dificuldades de planejamento, gestão financeira e falta de experiência para lidar com funcionários.

 

Com formação em Contabilidade, especialização em Planejamento Estratégico e experiência de mais de 10 anos como gestora financeira de grandes indústrias e startups, Andrezza Rodrigues, fundadora e CEO da HerMoney, primeira plataforma brasileira focada em gestão financeira para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, apresenta aqui cinco dicas para as empreendedoras manterem em alta a saúde financeira de seus negócios, tornando a empresa mais sólida e lucrativa e exorcizando o fantasma da falência.

 

Segundo ela, o primeiro passo - e um dos mais importantes dentro da trajetória de uma empresa - é fazer um rígido e minucioso controle das despesas, analisando separadamente os gastos fixos e variáveis. Isso será fundamental para entender bem o volume de receitas e despesas da empresa. Andrezza lembra: "sempre que possível, procure negociar descontos - com os fornecedores, por exemplo - e verifique, de tempos em tempos, se há algum custo que possa ser reduzido".

 

Uma forma de evitar imprevistos com os pagamentos é focar no controle do fluxo de caixa, tendo atualizado em tempo real a relação de entradas e saídas. Isso, de acordo com a especialista, evita ter que apelar a recursos externos - como empréstimos ou uso do limite de cheque especial - para honrar os compromissos da empresa.

 

Para ter uma visão bem clara do fluxo do seu negócio, Andrezza considera fundamental ter na tela inicial do computador um calendário financeiro que mostre, por exemplo, datas de pagamento das contas de consumo, fornecedores, funcionários e outros; data de recebimento das vendas realizadas com cartão; e, para quem atua no setor de varejo, períodos estratégicos, como Natal, Dia das Mães, Páscoa e Dia das Crianças.

 

Outro ponto estratégico é o controle do estoque. Para evitar a falta ou o exagero de produtos, confira e liste cada um dos itens que comercializa, pensando em estratégias para vender os produtos parados e ampliar seu faturamento.

 

Por fim - mas não menos importante -, nunda, jamais, misture suas contas pessoais com as da empresa. Isso mesmo que você seja a única responsável pelo negócio. E para não cair na tentação, uma dica é abrir de cara uma conta na modalidade Pessoa Jurídica (PJ). Ah, e quer aumentar as possibilidades de vendas e tornar seu dia a dia como empreendedora mais fácil? Considere abrir um canal de vendas online e invista, o máximo possível, em tecnologia e inovação. Acompanhar tendências e, mais do que isso, estar na vanguarda do mercado, é sempre uma estratégia que agrega valor ao negócio!

 

Sobre a HerMoney

É uma fintech criada por mulheres e pioneira no Brasil no desenvolvimento de uma plataforma que constrói e controla a gestão financeira da empresa, bastando apenas a câmera do celular, a assistente financeira virtual. Com foco exclusivo em empresas lideradas por mulheres, a ferramenta gera automaticamente informações que ficam disponíveis online e possui inteligência de dados que se comunica por meio de pushs de insights, metas e lembretes (contas a pagar, a receber, entre outros).

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?