Empreendedorismo feminino no setor de estética

Já pensou em empreender numa área que cresce cerca de 390% em demanda a cada dois anos? Acompanhe essas dicas!

Empreendedorismo feminino no setor de estética

Desde o início da pandemia, cada vez mais brasileiras têm investido em iniciativas empreendedoras nos ramos de alimentação e moda. Com isso, a concorrência nestes mercados aumenta exponencialmente e 3 a cada 10 MEI's abertos não conseguem chegar a 5 anos de existência. Contrapondo este cenário, a demanda no mercado de estética cresce a saltos de cerca de 200% ao ano e a pluralidade de serviços inclusos neste setor faz com que a concorrência interna não seja tão acirrada. Se você tem interesse nesta área, saiba que qualificação é um dos pontos mais importantes para um negócio de sucesso.

 

Antes de tudo, é preciso ter em vista o fato de que existem várias maneiras de ingressar no mercado de estética. Seu estudo pode ser online ou presencial, com opções que vão de faculdades em EAD até uma especialização na área desejada. Por isso, diversos aspectos devem ser considerados na hora da escolha. Questione-se: quais os serviços com maior procura na sua região? Que possível demanda ainda não foi atendida na cidade? Qual a sua afinidade com cada área da estética? A partir das respostas a estas questões, vale lembrar também que, após a sua formação, você poderá atuar em vários espaços, como salões, clínicas, empresas de cosméticos ou até dar início a um empreendimento próprio, por isso é importante se manter atenta às tendências do mercado de estética, para poder se adequar com agilidade. E falando em tendências, separamos dicas de cursos que estão em alta no setor:

 

Design de unhas

Processos que envolvem manicure e pedicure não perdem popularidade. Afinal, são cuidados que promovem a saúde e a boa aparência das unhas. Tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar com o serviço, que agrada públicos de todas as idades. É claro que, além de dominar as etapas básicas de corte, lixamento e esmaltação, o esteticista pode se especializar na criação de design diferenciado. No curso de Unhas Artísticas, por exemplo, o profissional aprende técnicas incríveis para surpreender seus clientes. Isso inclui desde pinturas simples até a aplicação de efeitos com textura, marmorizados e estampas étnicas.

 

Cortes e penteados

Procedimentos relacionados a cabelos também ganham espaço entre os cursos de estética. Se você acha que é uma área interessante, saiba que existem várias oportunidades para lucrar com salões especializados. Muitas pessoas gostam de apostar em serviços específicos, como penteados infantis temáticos, para noivas e até formandos. Seja qual for o seu público-alvo, é importante garantir os conhecimentos básicos para produzir cortes e arrumar as madeixas dos clientes. Orientações para clareamento e tingimento também são valiosas. Tudo isso você encontra em um curso de Cabeleireiro completo.

 

Cílios e sobrancelhas

Que tal se especializar no design que abrange a região dos olhos? Esse trabalho faz toda a diferença no resultado de uma maquiagem, já que mantém os pelos dos cílios e sobrancelhas alinhados. Não há quem resista a um olhar expressivo e preparado nos mínimos detalhes. Questões como simetria facial, alongamento de cílios, colocação de modelos postiços, henna, tintura e micropigmentação costumam ser abordadas nas aulas. Dicas sobre valor de mercado ajudam quem está começando na área e aparecem nos cursos de Design de Cílios e Sobrancelhas.

 

Massoterapia
É destaque entre os cursos de estética por englobar procedimentos que geram bem-estar físico e, em muitos casos, alívio de dores. Por conta do sedentarismo aliado às rotinas corridas, as pessoas têm investido em manobras de massagem para combater os efeitos do estresse e da ansiedade. Ao estudar essa área, você terá contato com os conceitos, técnicas e aparatos usados nos processos massoterapêuticos.

 

Depilação
A remoção de pelos corporais deixou de ser exclusiva do universo feminino. Hoje, é grande o número de homens que buscam esse procedimento para cuidar da imagem. Isso significa que falta de público nunca será problema para os profissionais que estiverem começando na área. Nos cursos de Depilação, são abordados os principais métodos e materiais empregados para a retirada dos pelos. Também há conteúdos sobre pele, produtos, tipos de afecções e os cuidados de acordo com cada parte do corpo. Outro diferencial está nas orientações para a montagem da sala de trabalho.

 

Inovação em cosméticos
É a carreira ideal para pessoas que desejam contribuir com a criação, produção e desenvolvimento de produtos. Os aprendizados de cursos que tratam da inovação em cosméticos incluem uso de tecnologias, tipos de testes, cuidados com pele e cabelos, legislação, terapias, fórmulas hipoalergênicas e ecológicas, nutrição e metabolismo. Os cursos de Cosmetologia também abordam as condições do mercado de trabalho e etapas de profissionalização.

 

Maquiagem
A produção do rosto para eventos não perde lugar. São tantas possibilidades para transformar o visual das pessoas que você consegue, facilmente, desenvolver um estilo próprio. Também pode produzir, além de makes comuns, pinturas faciais artísticas sobre vários temas. Os cursos de Maquiagem introduzem os principais produtos e sua composição, apresenta práticas de preparo de pele e oferece dicas aliadas às principais tendências. Neles, você vai entender sobre formas de expressão ao longo da história, rituais de cuidados, higienização e até a teoria das cores.

 

E aí, ficou difícil selecionar um favorito entre tantos cursos de estética? Nada impede que você aposte em dois ou mais para incrementar o seu currículo. Basta ter organização e bastante disciplina nos estudos de cada área. A vantagem é que todas as opções citadas podem ser feitas online e contam com certificado.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você