Notícias / Empoderamento Feminino / Pesquisa revela quem são as mulheres que estão despertando mais interesse pelo universo dos investimentos

Pesquisa revela quem são as mulheres que estão despertando mais interesse pelo universo dos investimentos

Estudo realizado pela Me Poupe!, em parceria com a Toluna, descreve o perfil de mulheres investidoras no Brasil

Compartilhe:   

São Paulo, 7 de abril de 2021 - A plataforma de educação financeira Me Poupe! realizou uma pesquisa para identificar o perfil da mulher investidora no Brasil. Elas são, em sua maioria, casadas (57%), com filhos (70%) e trabalhando em empresas privadas (53%). O estudo aponta, ainda, que mulheres estão cada vez mais independentes e interessadas em diferentes modalidades de investimento. Para Nathalia, CEO e fundadora da empresa, ter figuras femininas à frente de conteúdos e canais de comunicação têm sido ponto fundamental para essa democratização.

 

Veja os dados completos coletados em parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, com elaboração da consultoria de insights aplicados IMO Insights, que ouviu 866 pessoas, entre 1 e 3 de março de 2021, em todo o território nacional.

 

  • ELAS SÃO JOVENS: Entre as entrevistadas, 21% disseram ter iniciado com os investimentos entre 19 e 24 anos. O número se torna ainda mais interessante quando comparado ao universo masculino, onde os que começaram com a mesma faixa etária representam apenas 11%. 33% delas possuem entre 25 e 34.

 

  • ELAS COMEÇAM COM MENOS DINHEIRO: A maior parcela das mulheres (25%) começa a investir a partir de um salário a partir de R$3.000. Ainda em comprovação ao dado, a pesquisa aponta que, quando comparado aos homens, entre os investidores que ganham menos de R$1.045,00, 58% são mulheres.

 

  • ELAS SÃO MAIS INDEPENDENTES: A porcentagem de mulheres que decide sozinha onde investir é de 38% contra 35% de homens que tomam a mesma decisão sem consultar ninguém.

 

  • ELAS SÃO MAIS POUPADORAS: A modalidade preferida de investimento do brasileiro continua sendo a poupança, cerca de 53% dizem guardar dinheiro dessa forma. Quando olhamos o recorte homens vs mulheres, vemos que elas são ainda mais poupadoras: 57% dizem apostar na modalidade, contra 49% dos homens.

 

  • MAS JÁ ESTÃO ATENTAS A NOVAS MODALIDADES: Outro dado relevante, se diz ao interesse das mulheres que já investem por novas modalidades: apenas 9% disseram apostar no mercado de ações há mais de um ano. Quando falamos do período de 6 meses a 1 ano, este número sobe para 20% de mulheres investindo na modalidade. Ainda sobre o tema, somente 6% delas apontaram investir no Tesouro Direto há mais de um ano. Já no grupo que disse investir entre 6 meses a 1 ano, temos 19% da amostra optando por esta modalidade.

 

  • ELAS INVESTEM PENSANDO EM UM FUTURO MELHOR: Quando perguntadas sobre quais motivos as levam a investir, a maior parte delas - cerca de 58% - dizem que querem realizar planos para o futuro. Em segundo lugar, 38% dessas mulheres se preocupam em melhorar a renda da família hoje.

 

  • COMPRAR UMA CASA É O DESEJO DAS INVESTIDORAS: Para essas mulheres, planos para o futuro significam, principalmente, comprar uma casa própria (28%). Na sequência, vemos os seguintes objetivos: ter estabilidade financeira (21%), uma aposentadoria tranquila (17%), fazer a viagem dos sonhos (17%) e abrir o próprio negócio (10%).

 

 “Segundo outra pesquisa, divulgada pela B3, 73% dos brasileiros buscam informação sobre finanças via influenciadores digitais. O impacto e a responsabilidade do Me Poupe!, que é o maior canal de finanças do mundo, se mostra em números: em 2015, com apenas 6 inscritos, havia 139.856 mulheres investindo no Tesouro Direto e 132.427 na Bolsa de Valores. Dois anos depois, já com 1.100.000 no canal, éramos 141.738 mulheres na Bolsa de Valores e 504.000 no Tesouro Direto. Quando em 2020, começamos a falar com mais frequência sobre renda variável, chegamos a 5.600.000 de inscritos, 2.999.000 mulheres no Tesouro Direto e 810.000 investindo na Bolsa de Valores”, diz Nathalia.

 

O comparativo 2018 x 2020, significa um aumento de 400% no número de mulheres presentes na Bolsa. Quando falamos do número de homens que, no mesmo período, foi de 643.000 para 2.200.000, vemos um crescimento de 342%. Essa diferença, mesmo que ainda pareça pequena, demonstra que o crescimento do público feminino está mais acelerado que do masculino. “Estamos 23% acima do crescimento dos homens e para seguir fazendo história definimos, na Me Poupe!, uma nova meta para 2021: elevar o percentual de mulheres investindo na Bolsa para 30% até o fim do ano”, finaliza a especialista.

 

Sobre a Me Poupe!

Me Poupe! é a primeira plataforma de entretenimento financeiro do mundo, fundada pela especialista em planejamento financeiro pelo Insper Nathalia Arcuri, CEO e diretora de conteúdo da startup. A empresa abrange o canal Me Poupe! no YouTube, cursos de finanças, o livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso", o podcast Poupecast, o programa Me Poupe 89!, na Rádio Rock, conteúdos gratuitos sobre educação financeira no blog e redes sociais, além de um novo programa, o Me Poupe! Show, na rede TV. A Me Poupe!, que impacta diretamente mais de 21 milhões de pessoas por mês foi considerada uma das 100 marcas mais lembradas durante a pandemia.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?