Notícias / Educação e Treinamento / Franquias educacionais são alternativas em épocas de crise

Franquias educacionais são alternativas em épocas de crise

Gerente de expansão da MoveEdu explica os principais pontos positivos em investir nesse segmento do franchising

Compartilhe:   

Os recessos econômicos estão sempre propensos a acontecer. Em meio a momentos de baixo crescimento, é natural empreendedores buscarem alternativas para prosperarem seus negócios. O setor de franquias, cujo último levantamento apresentou crescimento em faturamento superior a 7%, surge como uma alternativa de investimento mais segura.

Camilo Carvalho, gerente de expansão da rede de franquias MoveEdu,  plataforma edtech – education techonology, aponta as vantagens de investir no ramo do setor que tem operado melhor nos últimos anos: o de educação.

Ameaça e oportunidade

Dos jovens do país entre 14 e 29 anos, mais de 7 milhões estão desempregados, de acordo com levantamento do IBGE. Já os que não trabalham e não estudam, representam 23% do número total da faixa etária incluída no último levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Analistas já apontam para a perda de uma geração, que chegará desqualificada para suprir a demanda após a retomada econômica.

"Atuamos em três frentes cruciais na qualificação da nova geração para o mercado de trabalho: o apoio escolar– em especial de português e matemática -, o ensino de inglês e a educação profissionalizante, hoje um trampolim para jovens conseguirem emprego", explica o gerente.

"O Brasil corre o risco de não conseguir atender às demandas de emprego – sejam as atuais ou futuras, quando a economia se reaquecer. Mas ao oferecer um serviço de educação mais acessível e rápido, esse problema pode ser sanado. Podemos superar essa ameaça aproveitando uma oportunidade que o setor oferece", explica.

Mercado menos oscilante

As franquias do setor de educação possuem a  relativa capacidade de oscilar menos frente a instabilidades políticas e econômicas, que tendem a afetar o mercado como um todo com cortes, de pessoal ou investimento. As franquias acabam tendo vantagem nesse cenário, pois profissionais desligados de empresas buscam novos cursos de especialização para se reinserir no mercado.

"Nas franquias educacionais, a oscilação tende a ser menor na comparação a outras áreas. Além disso, outros mercados vivem de modas, tendências momentâneas. No caso da educação, isso não existe: ela é necessária sempre", comenta Camilo.

Retorno rápido

Outra vantagem é o retorno rápido, quando bem geridas e operando em plena capacidade, tendem a favorecer franqueado nesse sentido. "Franquias têm a característica de começarem a funcionar com baixo investimento inicial e propiciarem alta margem de lucratividade.” , explica.

Sobre a MoveEdu

A MoveEdu detém as maiores redes de cursos profissionalizantes do Brasil: Prepara Cursos, Microlins, People e SOS. Com mais de 30 anos de experiência no setor, 500 mil alunos ativos e milhões formados e cerca de 1,2 mil unidades no país, as marcas oferecem mais de 90 opções de capacitação profissional em diversas áreas. A MoveEdu também detém as marcas Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, hoje uma referência em complemento escolar de Português, Matemática, Inglês, Robótica e Informática no Brasil, e as recém-lançadas marcas de idiomas English Talk, focada em inglês para adultos e a Pingu's English, escola internacional de inglês para a primeira infância. Com a aquisição da plataforma Prospere ITB, em dezembro de 2018, a MoveEdu passou também a ofertar mais de 200 cursos de Ensino à Distância (EAD), todos aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A MoveEdu tem a tecnologia em seu DNA. A metodologia adotada pelas suas marcas é o ensino híbrido, que une o melhor da tecnologia da educação, como aulas digitais interativas e ensino inteligente individualizado, com o acompanhamento de educadores em atividades face a face, permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades no seu ritmo e com alto desempenho.

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?