Notícias / Educação e Treinamento / Franquia educacional Morangos desembarca no Brasil, motivada pela economia local

Franquia educacional Morangos desembarca no Brasil, motivada pela economia local

Compartilhe:   

O Grupo Educacional Morangos, com sede em Portugal, inaugura no segundo semestre deste ano a primeira unidade internacional da rede na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. O presidente do Grupo Onebiz, Pedro Santos, detentor da marca, esteve no Brasil para participar do lançamento oficial do projeto. Em sua passagem, o executivo concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Sua Franquia, em que conta sobre a chegada da franquia educacional portuguesa no país.

Conte um pouco sobre a vinda da Morangos para o Brasil.
Pedro Santos: A Morangos é a franquia líder em educação em Portugal, com 15.000 crianças nas nossas 50 unidades franqueadas. Após 14 anos de consolidação em Portugal, a Morangos agora quer implementar a sua presença no mercado da Lusofonia (países de língua Portuguesa). O nosso master franqueado no Brasil, gerido por Maisa Lemos e Isis Lemos, passou pelo processo completo de formação na central internacional franqueadora no Porto-Portugal. Neste mês, foi feito o lançamento oficial da franquia Morangos no Brasil, com sede em Sorocaba. A Morangos no Brasil tem como objetivo tornar-se a franquia líder em educação, com 200 unidades até 5 anos. Para este efeito teremos 10 master regionais, nos principais estados brasileiros que, em conjunto com o master nacional, farão a expansão e gestão estadual dos franqueados.

Por que o Grupo Onebiz decidiu iniciar seu processo de internacionalização por uma franquia educacional no Brasil?
Pedro Santos: Criamos o Grupo Onebiz em 1997. Temos hoje em Portugal 400 franqueados em 19 marcas e somos o grupo líder em franquias. Iniciamos a nossa expansão internacional em 2002 e temos franqueados em 29 países. O grupo Onebiz atua, exclusivamente, no setor das franquias de serviços. Hoje, a Onebiz é um grupo internacional franqueador, sendo o mercado  brasileiro uma das principais prioridades para a expansão das nossas marcas, devido ao bom momento de desenvolvimento da economia do país, o crescimento do mercado de franquias e o aumento do poder aquisitivo da população.

Qual o diferencial de negócio da franquia Morangos?
Maisa Lemos: A franquia Morangos tem diferenciais únicos no mercado Brasileiro:
- Franquia educacional internacional, com metodologia europeia líder em Portugal;
- Imagem de marca muito forte e atrativa, com unidades com melhores normas de segurança e bem estar para as crianças;
- Serviços únicos de apoio à criança e família, tais como babysitting, escola de pais e transporte próprio Morangos;
- Metodologia educacional própria, com materiais educacionais e de merchandising exclusivos, públicações para as crianças (livros, CDs);
- Desenvolvimento integrado da criança com os valores da família e a responsabilidade social da integração com a comunidade e com projetos próprios.

E qual é o perfil do franqueado que a rede busca?
Maisa Lemos: Buscamos para masters estaduais um perfil de capacidade de desenvovimento de negócio (expansão e gestão estadual) e, para os franqueados, buscamos empreendedores com paixão pelo trabalho com crianças, com valores éticos e responsabilidade profissional. O franqueado poderá ter fomação em educação, pedagogia, psicologia, sendo, neste caso, o diretor pedagógico da unidade. Caso a formação não seja nestas áreas, o franqueado terá um educador com a responsabilidade da direção pedagógica.

Quais riscos envolvem a abertura de uma franquia do segmento de educação?
Maisa Lemos: A franquia Morangos tem uma responsabilidade diferente de um negócio tradicional, pois asseguramos e trabalhamos com a educação das crianças. Neste sentido, temos uma análise rigorosa do perfil do franqueado e sua capacidade de investimento. A Morangos tem uma elevada rentabilidade e risco muito baixo pelo diferencial que apresenta, além de estrutura com apoio internacional.

Qual será o suporte oferecido aos franqueados brasileiros. Como vocês estruturam isso?

Maisa Lemos: O franqueado tem uma formação inicial na central franqueadora de 40 horas, apoio na seleção do local e projeto completo de adaptação do espaço efetuado por arquiteto da Morangos. Todo o layout e adaptação da unidade é efetuado de acordo com caderno de encargos pré-definido e através de fornecedores autorizados. O franqueado tem ainda apoio de maketing e pedagógico na abertura da unidade. O franqueado dispõe posteriormente de apoio continuado do departamento de gestão e suporte de rede, permitindo o software web-based e controle integral do negócio.

Quais são os planos de expansão da marca Morangos no Brasil?

Maisa Lemos: A Morangos tem um plano de expansão de 200 unidades franqueadas, no prazo de até 5 anos em todo o Brasil. Para este efeito contará com 10 masters regionais, nos principais estados que apoiarão no processo de expansão e gestão das unidades desses estados.

Qual a importância do mercado brasileiro para o Grupo Onebiz?
Pedro Santos: O mercado brasileiro é estratégico e prioritário para o grupo Onebiz. É nossa intenção que o Brasil seja o primeiro mercado externo fora de Portugal, em termos de faturamento das redes franqueadas em função da sua dimensão e crescimento do mercado de franchising. Estaremos em junho na feira ABF em São Paulo, com o objetivo de selecionar novos masters franqueados para outras marcas do grupo Onebiz, assim como apoiar o nosso master Morangos na sua expansão.

O Grupo pretende trazer outras marcas para cá? Quais e em quanto tempo?
Pedro Santos: O grupo Onebiz detém ou participa do capital de 19 marcas franqueadoras, todas no setor dos serviços. No Brasil, atualmente, temos um master da Morangos - Educação Infantil (sede em Sorocaba SP), franqueados diretos da NBB-Business Brokerage (São Paulo e Paraná) e da Elevus - Recursos Humanos (Fortaleza). Tencionamos selecionar masters nacionais destas duas últimas marcas e temos como objetivo também deter parceiros master das marcas DZCount - Franquia de compra coletiva, EZTradeCenter - Redução de Custos Empresariais, MarketSales - Consultoria em vendas e Outsorcing Comercial, e Bioqual - Consultoria e auditoria em Qualidade.

Conheça a Morangos
Com tradição de mais de 15 anos em educação infantil e líder no mercado português, o Grupo Morangos traz uma proposta educacional inovadora, baseada especialmente no estímulo ao aprendizado e descoberta das potencialidades individuais desde o início da infância. Outro diferencial é o envolvimento da família como parte interativa do acompanhamento na formação educacional. O próprio nome da marca traz essa filosofia de amor e acolhimento, pois o morango é tratado como símbolo do coração de uma criança.

Foi essa metodologia pedagógica, desenvolvida pelo Grupo Morangos, que despertou a atenção das empresárias Maisa Leite Lemos e Isis Leite Lemos, que iniciaram em outubro do ano passado a negociação para trazer a Sorocaba esse novo modelo educativo. Além de implantar a primeira unidade internacional do Morangos, elas também serão responsáveis pela expansão da marca no Brasil, como Master Franqueadas. “Nosso objetivo é proporcionar aos pais brasileiros um modelo europeu de educação que atende de uma maneira ampla todas as necessidade da família”, destaca Maisa.

Para a instalação da unidade-piloto e detenção da marca no Brasil, o investimento das franqueadas foi de R$ 500 mil. A unidade piloto do Morangos em Sorocaba atuará inicialmente com os módulos Berçário (0 a 3 anos) e Pré-Escola (3 a 6 anos).  Mas o Grupo dispõe também de outros dois módulos de trabalho: a Academia de Estudos, voltada para formação educacional extraclasse de crianças e jovens com idade de 6 a 18 anos, e o Fun Park, um espaço lúdico de recreação infantil que propõe o estímulo à recreação e integração.

O Grupo
O conceito do Grupo Morangos teve origem em 1997, em Matosinhos, Portugal. Em 2002, graças ao know-how e metodologias aplicadas, que se tornaram uma referência no mercado, começou a expansão da marca por meio de franchising.

Atualmente, são 60 unidades espalhadas em diferentes regiões de Portugal, onde já foram formados mais de 15 mil alunos. Além do Brasil, o Grupo já está em negociação para expansão da marca Morangos em Angola, com a previsão de instalação da unidade piloto ainda no segundo semestre deste ano.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?