Notícias / Cosméticos e Perfumaria / Franquia de cosméticos faz parceria com comunidade produtora de plástico reciclado na Índia

Franquia de cosméticos faz parceria com comunidade produtora de plástico reciclado na Índia

Iniciativa da The Body Shop integra o programa de Comércio Justo da marca e tem como objetivo tornar suas embalagens mais sustentáveis

Compartilhe:   

A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, lança, neste mês, uma linha de embalagens feitas de plástico reciclado, fruto de uma parceria com a Plastics For Change, fabricante indiana de plástico reciclável de alta qualidade proveniente de cadeia de suprimento responsável. A iniciativa faz parte do programa de comércio justo da The Body Shop®, que atualmente compra 24 ingredientes para elaboração de seus produtos e mais de 25 acessórios e, agora, plástico reciclado, de 31 comunidades presentes em 23 países.

O programa de Comércio com Comunidades da The Body Shop® analisa os custos reais e justos da produção, ao contrário da prática que usa o poder do comprador para reduzir os preços em negociações convencionais. O preço pago por essas matérias-primas permite que as comunidades se desenvolvam social e economicamente, dando perspectiva de futuro às famílias com histórico de marginalidade social.

A Plastics For Change desenvolveu um processo de negócio e uma plataforma móvel para criar mercados para os plásticos reciclados e revitalizar a infraestrutura de reciclagem. A plataforma cria transparência e responsabilidade através da cadeia de fornecimento para garantir que aqueles na base, os catadores, recebam um preço justo para o plástico que eles coletam. Apoiar esses trabalhos dignos e aumentar as taxas de reciclagem beneficia a todos na cadeia de suprimentos.

No caso da parceria com a Plastics For Change, apenas no seu primeiro ano, a The Body Shop comprará 250 toneladas de plástico reciclado do programa de Community Trade para usar em quase 3 milhões de frascos de 250ml de produtos para cabelos até o final de 2019. Isso marca o início de uma meta mais ampla, que é introduzir o plástico reciclado em todas as embalagens PETs usadas pela The Body Shop no próximo triênio.

Pelos próximso três anos, o programa aumentará as compras para mais de 900 toneladas de plástico reciclado do projeto e ajudará a capacitar até 2.500 catadores em Bengaluru, na Índia. Até 2030, a expectativa é de que todos os produtos da The Body Shop tenham embalagens feitas de plástico reciclado.

A The Body Shop e a Plastics for Change trabalharão ao lado de parceiros locais, como a Hasiru Dala, organização não-governamental que luta pelos direitos dos catadores, e a Hasiru Dala Innovations, uma empresa social dedicada a criar oportunidades essenciais de emprego para catadores.

Os catadores receberão um preço justo pelo seu trabalho, uma renda previsível, acesso a melhores condições de trabalho, ajuda para acessar serviços como educação, empréstimos financeiros e serviços de saúde, além do respeito e reconhecimento que merecem.

A Hasiru Dala já auxiliou 400 jovens a obterem empréstimo de educação do governo central e emtiu 8 mil identidades para os trabalhadores. Além disso, 1800 famílias conseguiram obter seguro saúde a partir de negociações da organização com o governo.

"Como empresa, sempre tivemos a convicção de defender nossos princípios quando se trata de ajudar a capacitar pessoas, especialmente mulheres, que protegem nosso planeta. Nossa nova parceria com a Plastics for Change e nossos outros parceiros não apenas ajudará os catadores de materiais recicláveis, mas também defenderá o plástico como um recurso valioso e renovável quando utilizado de maneira responsável", aponta Lee Mann, Gerente Global de Comércio Comunitário da The Body Shop.

Cerca de 15% do plástico reciclado proveniente da comunidade indiana será utilizado nos frascos de 250 ml para produtos de cabelos, incluindo o Shampoo Ginger, que tem cerca de uma garrafa vendida a cada quatro segundos (a embalagem contêm 100% de plástico reciclado (excluindo as tampas das garrafas). Os demais são oriundos fontes europeias.

"A reciclagem de plástico é uma importante fonte de renda para 1% da população urbana mais marginalizada do mundo e estamos incrivelmente entusiasmados por fazer parceria com a The Body Shop e outras organizações para ajudar esses grupos a obter os benefícios sociais e financeiros que eles merecem. Este é o primeiro programa mundial de coleta de plástico para reciclagem", comenta Andrew Almack, CEO da Plastics for Change.

Communiti Trade recicla plástico de Bengaluru, Índia

A Índia conta com 1,5 milhão de catadores que coletam e >"Eu venho pegando lixo há 30 anos, desde criança. Essa é uma indústria realmente difícil e exigente fisicamente. Os catadores enfrentam todos os tipos de dificuldades, incluindo assédio, pagamentos atrasados e problemas de saúde. No entanto, através da coleta seletiva, consegui criar uma família e meus filhos tiveram acesso à faculdade. Estou muito orgulhosa do que faço, acredito que temos um papel muito importante para manter as cidades limpas e ajudar a reciclar a enorme quantidade de resíduos plásticos que a sociedade produz", comenta Annamma, ex-catadora e atual Gerente do Centro de Coleta de Resíduos Secos, em Bengaluru.

"Criamos Hasiru Dala e Hasiru Dala Innovations com o objetivo de dar aos catadores uma identidade formal em Bengaluru para capacitá-los a lutar por seus direitos e obter um lugar justo na sociedade. Essa parceria com a The Body Shop e a Plastics for Change é outro enorme salto ao reconhecer o trabalho incansável que os catadores realizam todos os dias, apesar de enfrentarem tantos desafios", conta Nalini Shekar, co-fundador e Diretor Executivo da Hasiru Dala.

Sobre a franquia The Body Shop

Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a The Body Shop® é uma marca inglesa de cosméticos naturais que procura fazer a diferença positiva no mundo produzindo produtos para o corpo, rosto e fragrâncias de forma ética e sustentável. A The Body Shop® foi pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força para o bem e essa missão continua sendo a força central da marca. A The Body Shop® conta com 3 mil lojas em 66 países e, junto com a Aesop e a Natura, integra o Natura & Co, grupo de cosméticos global, multicanal e multi-marca, que se compromete a gerar impacto econômico, social e ambiental positivo em todo o mundo.

Sobre a plastics for change

A Plastics For Change permite que marcas e fabricantes globais obtenham plástico reciclado de alta qualidade de cadeias de suprimentos responsáveis. A empresa é verificada pela Organização da Organização Mundial do Comércio Justo. Sua plataforma móvel e processo de negociação proporcionam aos catadores acesso a oportunidades justas e consistentes de renda. Desenvolveu uma plataforma de fornecimento ético para criar meios de subsistência sustentáveis, enquanto faz a transição da indústria para uma economia circular.

Semelhante à agricultura de comércio justo, a plataforma cria transparência e prestação de contas desde a base da cadeia de suprimentos até a prateleira da loja. Isso resulta em cadeias de valor compartilhado mais eficientes e plástico reciclado de melhor qualidade. A Plastics for Change fornece expertise para ajudar a catalisar marcas e fabricantes a substituir o uso de plástico novo por plástico reciclado de origem ética, melhorando assim imediatamente o impacto social e ambiental de seus produtos e cumprindo a legislação de Responsabilidade Estendida do Produtor.

Sobre a Hasiru Dala & Hasiru Dala Innovations

Hasiru Dala é uma organização de impacto social com foco em garantir a justiça social para os catadores. Feito de forma colaborativa com os catadores nas áreas de: direitos de identidade, acesso à educação familiar, saúde, moradia e pensão, desenvolvimento de habilidades, acesso ao mercado e emprego, e defesa de políticas multicamadas. Hasiru Dala trabalha com comunidades nos distritos de Bengaluru, Mysuru, Chamrajnagar, Chikkamanguluru e Coorg e é um membro-âncora da Aliança para os Catadores de Lixo Indianos (AIW).

A Hasiru Dala Innovations é uma empresa social com fins lucrativos voltada para a criação de melhores meios de subsistência para os catadores por meio de empresas inclusivas que tenham impacto ambiental. Atualmente, oferece serviços de gerenciamento e agregação de resíduos para garantir preços equitativos e justos para os catadores. A empresa aproveita o espírito de empreendedorismo dos catadores e permite que eles se integrem à economia tradicional com o objetivo final de ajudá-los à se tornarem independentes.

Sobre a Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO)

A WFTO verifica e promove empresas sociais que adotaram plenamente o Community Trade. Seus membros obtêm o status de Empresas de Comércio Justo Garantidas e estão espalhados por 76 países. Essas empresas são lideradas pela missão de colocar os interesses dos trabalhadores, agricultores e artesãos em primeiro lugar. Coletivamente, essas empresas sociais beneficiam quase um milhão de pessoas.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?