Notícias / Cosméticos e Perfumaria / 50 Maiores Franquias do Brasil: 1º lugar - O Boticário

50 Maiores Franquias do Brasil: 1º lugar - O Boticário

Sucesso da marca está ligado à forte conexão com os clientes

Compartilhe:   

Maior rede de franquias de beleza do país, a O Boticário atualmente conta com 3.724 lojas em operação no Brasil, mantendo-se na primeira posição da lista das 50 Maiores Franquias do Brasil realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada no mês de janeiro.

Com iniciativas de Inovação, Sustentabilidade e Comunicação, a rede fortemente consolidada no mercado aposta em estratégias com foco na experiência oferecida aos clientes na hora de vender seus produtos. Presente em 1.750 cidades brasileiras e mais de 900 franqueados, o sucesso do negócio é consequência de parcerias sólidas e conexão com o consumidor.

História

A empresa brasileira de cosméticos, pertencente ao Grupo Boticário, foi fundada em 1977 na cidade Curitiba (PR). Pioneira no mercado de franchising nacional, a O Boticário é a maior rede de franquias de beleza do país, presente em 15 nações com 40 anos de experiência no desenvolvimento de produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação.

São mais de 850 itens de maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais comprometidos com o bem-estar tanto das pessoas quanto do meio ambiente. A marca não realiza testes em animais e investe na melhoria da fabricação de produtos e processos mais sustentáveis. Um dos exemplos é a fábrica em Camaçari (BA), primeira do segmento a receber o certificado LEED de construção sustentável no Brasil e o programa Boti Recicla, maior programa de logística reversa do país em pontos de coleta ao promover troca de embalagens vazias por descontos.

"Ao longo de mais de 40 anos de história, O Boticário fez parte da vida das pessoas, figurando na memória afetiva e momentos mágicos. O sucesso da marca no mercado está muito ligado a essa forte conexão com a vida das pessoas, refletida nas histórias que ajudamos a contar, produtos que desenvolvemos, iniciativas que encabeçamos e os investimentos em Inovação, Sustentabilidade, Comunicação e tantas outras esferas de interesse. Prova disso foi a conquista do 1º lugar no ranking da ABF", afirma o porta-voz Allan Kardec Hagemeyer Aguiar, Gerente de Planejamento Comercial e Franchising.

O investimento em profissionalização de funcionários e novas soluções de negócios são outros fatores que levaram a rede ao topo do ranking. "Sabemos que o sucesso do nosso modelo de negócios só é possível por contarmos com parceiros sólidos que, em muitos casos, há anos vêm investindo em profissionalização para, cada vez mais, estarem preparados para acompanhar o movimento da sociedade e entregar excelência ao mercado consumidor. Além disso, o crescimento das microfranquias e a entrada de novas redes de franqueados, ansiosos por inovação e soluções que otimizam os negócios da marca como um todo, são e continuam sendo importantes para o desenvolvimento contínuo de O Boticário e todos os seus colaboradores diretos e indiretos".

Projeções para 2019                 

Segundo Allan, os planos para este ano são investir em lançamentos relevantes e experiências únicas que tragam o que há de melhor e mais inovador no mercado de beleza. "A marca continuará equilibrando a solidez de suas operações com a flexibilidade e customização que o público procura, otimizando cada vez mais seu trabalho em busca de eficiência em todos os aspectos, indo da produção fabril sustentável ao sistema de inteligência artificial que ajudou a deixar os estoques dos franqueados mais enxutos, passando pelo desenvolvimento e implementação de tecnologias, como a pele 3D, o organs on a chip e o plástico verde".

Raio X

Investimento inicial: a partir de R$510 mil

Faturamento médio mensal: R$70 mil

Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?