Notícias / Comunicação e Marketing / Varejo inteligente: automação é indispensável para aumento de vendas

Varejo inteligente: automação é indispensável para aumento de vendas

O sucesso de lojas físicas e virtuais no Brasil depende cada vez mais de uma estratégia omnichannel para atender às mudanças de comportamento dos consumidores

Compartilhe:   

Seis em cada dez brasileiros já realizam compras de forma híbrida no País, utilizando recursos do varejo físico e online. É o que mostra uma pesquisa da All iN e Social Miner, conduzida em parceria com o instituto Opinion Box. Os dados revelam um movimento de mudança no comportamento de consumo das pessoas, tendo em vista que 16% dos entrevistados informaram ter feito pela primeira vez uma compra online em 2020, ano em que teve início a pandemia.

Outro estudo que escancara esse cenário é o State of Search Brasil, realizado pela agência de SEO Hedgehog Digital, também em conjunto com o Opinion Box. O levantamento aponta que apenas 19% dos entrevistados que compram em loja física não realizam uma pesquisa na internet antes da aquisição. Segundo o levantamento, as pessoas pesquisam primeiro no Google, nos sites das empresas e nos portais de comparação de preço antes de fechar negócio presencialmente.

Todos esses dados indicam um cenário importante: o sucesso das lojas depende cada vez mais de uma estratégia omnichannel, ou seja, que trabalha com atendimento integrado e simultâneo em diferentes canais e espaços, sejam eles físicos, online ou híbridos. 

Para se adequar às expectativas desse mercado em constante mudança e retomar as vendas no pós-pandemia, é necessário que o varejo olhe com atenção para as ferramentas tecnológicas de automação. 

Sistema de gestão integrado é um dos caminhos

Uma dessas soluções em alta no mercado é destacada em reportagem da Veja por Marcelo Lombardo, CEO e fundador da Omie, plataforma líder em gestão em nuvem no Brasil. Trata-se do sistema de gestão integrado ou Enterprise Resource Planning (ERP).

“O ERP vai progressivamente ganhar um novo sentido para as organizações, tornando-se uma plataforma de convergência entre a gestão interna da empresa e a dos serviços bancários que consome”, observa o empresário na matéria.

O comentário de Lombardo mostra que as empresas no geral, e principalmente o varejo, precisam ser coerentes com essa nova era, em que a digitalização e a automação deixaram de ser tendências para se tornar realidades. 

Esses elementos passaram a ser aliados dos empresários que desejam melhorar a eficiência operacional de seus negócios e otimizar os processos de gestão. Segundo o CEO, esse é o foco da Omie, que oferece o sistema de ERP.

Em artigo publicado em seu site, a empresa explica que o ERP é um Sistema de Gestão Empresarial que possibilita aos empreendedores gerenciar, de forma integrada e em uma única plataforma, todas as áreas do negócio. No contexto do varejo, a automação proporcionada por esse tipo de software permite otimizar rotinas burocráticas, ganhar eficiência nos procedimentos e reduzir custos.

Ao utilizar o sistema de ERP em nuvem, portanto, a loja que atua com Ponto de Venda (PDV) físico e no e-commerce tende a ganhar em eficiência e competitividade, uma vez que a ferramenta facilita a gestão do controle do fluxo de caixa, controle do estoque, sincronização de pedidos, faturamento e emissão de notas fiscais de modo automatizado, além dos pagamentos e recebimentos.

Como mostram diferentes estudos de mercado, o sucesso do varejo no presente e no futuro passa por soluções verticalizadas, focadas no cliente que utiliza multicanais para procurar produtos e fazer suas compras, além de ferramentas que potencializam a produtividade das lojas, reduzem custos, economizam tempo, integram dados e simplificam o acesso aos canais de e-commerce. 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?