Notícias / Casa e Construção / Mesmo em tempos de incerteza, casa e construção cresce fatura quase R? 4 bi no terceiro trimestre de 2021

Mesmo em tempos de incerteza, casa e construção cresce fatura quase R? 4 bi no terceiro trimestre de 2021

Compartilhe:   

A Pesquisa Trimestral realizada pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP, aponta que o setor de franquias manteve, no terceiro trimestre de 2021, sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de forma mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019. Segundo o estudo, o faturamento no 3º tri de 2019 foi de R﹩ 47,203 bilhões, passou a R﹩ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R﹩ 47,385 bilhões de julho a setembro de 2021. A variação foi de -6,9% de 2019 para 2020 e de +7,8% para 2021. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 0,4%. Entre os segmentos de destaque está o de Casa e Construção, que apresentou crescimento de 10,8%, chegando a quase R﹩ 4 bilhões, no 3º trimestre.

 

Além disso, entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o segmento acumula uma variação positiva de 26,2%. Fatores como a maior permanência das famílias em casa para manter o distanciamento social, a valorização do bem-estar e dos próprios imóveis, com reformas e a instalação de melhorias, como piscinas, também contribuíram para este aquecimento da construção civil de forma geral.

 

Outro indicador de que o brasileiro se mostrou mais preocupado com sua residência são os resultados de uma pesquisa realizada pela Casa do Construtor - maior rede de franquias de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina - em parceria com a AGP. Segundo o estudo, cerca de 60% das pessoas fizeram obras em suas residências durante o período de pandemia e outros 70% ainda pretendem realizar algum tipo de melhoria.

 

Nesta esteira, redes ligadas ao segmento também apresentaram crescimento. A Casa do Construtor, por exemplo, registrou recordes de faturamento no primeiro semestre de 2021, chegando à casa dos R﹩ 263 milhões, o que corresponde a um crescimento de 57,6%.

 

Já a iGUi - líder global na fabricação e comercialização de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) - mais que duplicou o faturamento em 2020. A rede de franquias formada pelas lojas de piscinas iGUi, Splash e UNLIMITED, e pela TRATABEM - especializada em serviços de limpeza, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas - registrou um crescimento de 103% em sua receita na comparação com 2019.

 

 

Sobre a Casa do Construtor

A Casa do Construtor é uma rede de franquias especializada na locação de equipamentos para construção civil, pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e jardinagem. Fundada em 1993, a rede oferece opções para todas as fases da obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras. Com mais de 300 unidades em todo o País e duas unidades no Paraguai, a Casa do Construtor é a única franquia com este formato no Brasil. Em 2020, mesmo com a pandemia, a rede cresceu 18%, faturando mais de R﹩ 325 milhões. A meta é acelerar ainda mais este crescimento em 2021 e inaugurar cerca de 100 unidades. A trajetória de sucesso rendeu a Casa do Construtor diversos prêmios com destaque para Franquia do Ano pela ABF e pela Revista PEGN.

 

Sobre a iGUi

A iGUi é a maior fabricante de piscinas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) do mundo e está presente com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) em mais de 50 países. A rede iniciou suas atividades na cidade de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, em junho de 1995. Em 2000, estabeleceu seu primeiro polo industrial fora da Região Sul, em Cedral, no interior de São Paulo. Em 2008, transferiu oficialmente sua sede para a cidade. Atualmente, com mais de 25 anos de mercado e muita inovação, é líder mundial no segmento de piscinas em PRFV, contando com mais de 1.000 unidades entre lojas de piscina e franquias TRATABEM no Brasil e exterior, nos cinco continentes. Com 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos, a iGUi disputa os maiores e mais desenvolvidos mercados mundiais como os da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Austrália.

 

A rede é Top Of Mind do segmento segundo o Datafolha, com mais de 1 milhão de acessos via web, e detém 89% das buscas de piscinas na internet, segundo o Google Brasil. Em muitas regiões, a iGUi é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado pela simples pergunta: "Qual marca de piscinas você conhece?".

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?