Início / Notícias / Casa e Construção / Franquias ajudam brasileiros a realizar o sonho de se tornarem empreendedores

Franquias ajudam brasileiros a realizar o sonho de se tornarem empreendedores

Franquias ajudam brasileiros a realizar o sonho  de se tornarem empreendedores

Compartilhe:   

Renato Teixeira, presidente da RE/MAX Brasil, maior rede de franquias imobiliárias do País, analisa como uma ótima oportunidade para o setor de franquias os resultados da pesquisa do Sebrae anunciados ontem (31 de janeiro), que dão conta de que 44% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio.

A pesquisa mostra que o perfil da economia mudou e, atualmente, somente 25% dos entrevistados almejam seguir carreira como funcionários. Realizada em âmbito mundial desde 1999, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM) contou com a participação de 69 países – 15 a mais do que os analisados em 2011. No Brasil, o levantamento é realizado pelo Sebrae,  em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), e ouviu 10 mil pessoas entre 18 e 64 anos das cinco regiões brasileiras.

“Temos observado um significativo aumento na procura por nossas franquias, pois estes empreendedores buscam uma marca forte e um modelo já testado para terem maior segurança ao abrir o seu próprio negócio”, diz Teixeira.  A RE/MAX possui 240 franquias, das quais 136 estão em operação, em 21 estados brasileiros.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), apenas 2% das empresas franqueadas fecham as portas após os dois primeiros anos, enquanto o Sebrae aponta, em levantamento anterior, que  22% das micro e pequenas empresas (que não fazem parte das franquias) fecham as portas no mesmo período.

A pesquisa do Sebrae também aponta que homens e mulheres dividem o comando dos novos negócios brasileiros, sendo que 49,6% dos que iniciam a carreira empresarial são do sexo feminino.

Na RE/MAX, as mulheres empreendedoras também são destaque. Corretora de uma imobiliária até bem pouco tempo, Rejane Bandeira comprou uma franquia da rede ao lado de dois sócios com quem fundou a RE/MAX Atitude, em Fortaleza (CE). Na última convenção da rede, ela foi a corretora número 1 ao entrar para o Platinum Club, a mais alta premiação concedida pela RE/MAX no País.

Rejane conta que a família juntou as economias para ajudá-la a comprar uma franquia e que os bons resultados surgiram rapidamente graças ao bom relacionamento com o mercado e a prestação de um serviço diferenciado ao cliente.

:: Conheça o modelo de negócio da franquia RE/MAX

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?