Notícias / Alimentação e Food Service / Durante a pandemia, franquia de restaurantes abre cozinha central para suprir a dificuldade de fornecedores

Durante a pandemia, franquia de restaurantes abre cozinha central para suprir a dificuldade de fornecedores

Compartilhe:   

No início da pandemia, entre março e abril de 2020, o proprietário da franquia de restaurantes Let´s Eat, Marcos Nunes, precisou se reinventar quando alguns de seus fornecedores passaram a ter dificuldades no fornecimento de matérias-primas para os restaurantes da rede. No entanto, o que parecia ser um grande problema para o empresário, tornou-se uma oportunidade de ampliar seus negócios e simplificar o processo de produção de alimentos nos restaurantes da rede.

 

A ideia surgiu quando o primeiro fornecedor de molhos da franquia avisou que deixaria de cumprir o contrato. “Foi preciso suprir aquela demanda imediatamente. Então, eu mesmo preparei os molhos que iriam faltar nos restaurantes em nossa cozinha de treinamentos, foi quando visualizei a ideia e a coloquei em prática”, contou Nunes.

 

O empresário aproveitou os restaurantes fechados, fez cursos de american barbecue e abriu uma cozinha central, onde hoje são preparados boa parte dos produtos servidos nos restaurantes. “Conseguimos implantar a cozinha em seis meses. Atualmente realizamos os preparos de todos os produtos defumados, assados e molhos, embalamos as porções já em quantidades corretas e conseguimos manter o padrão da marca”, explica Nunes. 

 

Outra vantagem desse novo modelo de fornecimento para a rede, segundo Nunes, é que não há mais o preparo desses pratos no restaurante, somente a finalização. “O franqueado economiza na cozinha, evita o desperdício, acelera os processos e consegue trabalhar com mais eficiência e menos pessoas. Acabou sendo bom para todo mundo”, completa.

 

Segundo Marcos Nunes o investimento para a montagem da cozinha central não foi grande. “Abrimos uma nova empresa, para fornecer os produtos finalizados aos nossos franqueados, o que também melhorou a nossa rentabilidade. Além disso conseguimos monitorar os pratos mais consumidos e garantir o fornecimento dos produtos nos restaurantes. Eu sempre digo que crises são oportunidades, depende do nosso olhar”, finaliza.

 

Let´s Eat

A Let´s Eat é uma rede de restaurantes inspirados nas tradicionais casual dinning norte-americanas inaugurada em 2010 e presente em 12 cidades brasileiras. Os restaurantes Let´s Eat oferecem steaks, hambúrgueres gourmet, comida mexicana e american BBQ, além de uma experiência única.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?