Notícias / Alimentação e Food Service / Futuro do food service tem novos modelos de negócios, oferta culinária e experiências diferenciadas, aponta estudo de tendências da Galunion

Futuro do food service tem novos modelos de negócios, oferta culinária e experiências diferenciadas, aponta estudo de tendências da Galunion

Subdivididas em quatro categorias, tendências exploram o que está em alta em diferentes aspectos no mercado de alimentação fora do lar

Compartilhe:   

 

Com base em fontes variadas que englobam relatórios de tendência, webinars e eventos presenciais ou virtuais, a Galunion Consultoria, especializada no setor de Food Service, elaborou a Mandala Galunion de Food&Tech Trends 2022. Resultado de uma pesquisa extensa que incluiu mais de 30 fontes de tendências globais e nacionais, tanto de consumo em geral como focadas no mercado de alimentação, o estudo mapeia os principais temas do segmento alimentício fora do lar com base em quatro áreas principais, sendo elas: modelo de negócios, oferta culinária, experiência e hospitalidade, além de um direcionamento para o que se espera no futuro. Os temas serão apresentados e aprofundados separadamente, ao longo do ano, por meio de publicações online e recortes do levantamento que serão divulgados pela consultoria.

 

A elaboração da mandala levou em conta os resultados das análises de pesquisas feitas pela Galunion com consumidores de todo o Brasil, em 2021 e no início de 2022, para entender o impacto da pandemia nos hábitos de consumo. Além disso, também foi levada em consideração a intepretação das conclusões das pesquisas realizadas pela consultoria em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o Instituto Foodservice Brasil (IFB) com operadores de food service no Brasil, com base na atuação e desfechos do ano passado.

 

"Além de trazer as tendências divididas em quatro áreas, este ano o levantamento também tem como foco a tecnologia, além de fatores ligados diretamente à alimentação. Conseguimos analisar por meio da experiência prática na consultoria e em diversas fontes consultadas de pesquisa que as tendências em tecnologia não podem e nem devem ser diferenciadas ou separadas das tendências em alimentação. No WebSummit 2021, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, por exemplo, vimos que um dos principais temas debatidos trouxe aspectos humanos e criativos. Ou seja, a apresentação mostrou informações sobre pessoas e suas necessidades, hábitos, conexões e interdependências. Dessa forma, a tecnologia está inserida em todos os eixos, e pode ser alavancadora da solução dessas necessidades e nortear a construção de novos hábitos e conexões entre os negócios e os consumidores. Consideramos que as tendências em alimentação e em tecnologia dentro do setor de food service caminham juntas, fazendo com que cada nova ideia ou projeto pode potencializar de forma direta os resultados", explica a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante.

 

Estrutura da Mandala

A mandala está dividida em quatro áreas principais, cada uma com cinco a nove tendências importantes para o setor. Tais áreas derivam de uma ferramenta criada pela Galunion para estruturar o pensamento estratégico de inovação: a Mandala Galunion de Inovação, que mostra que toda inovação deve alinhar e harmonizar o modelo de negócios, a oferta culinária, e a experiência e a hospitalidade oferecidas aos consumidores. Nessa ferramenta, a tecnologia é onipresente, facilitando e materializando a estratégia. Há estratégias em que ter a tecnologia presente e visível ao consumidor faz parte da experiência, mas o seu uso vai muito além, sendo implantado nos aspectos de fidelização dos clientes e treinamento das pessoas. Finalmente, as marcas, por meio do branding e outras ações, englobam cada vez mais todos esses pontos, conectando-os à causa dos negócios e comunicando seus elementos de diferenciação para consumidores atuais e potenciais.

 

As 4 áreas da Mandala

O modelo de negócios é a forma como uma organização cria e entrega valor aos clientes. Para a Galunion, o valor é medido por meio da equação: o que você recebe (qualidade, serviço e marca) dividido pelo que você dá (custo e tempo). "Com base nisso, cada negócio tem sua equação de valor, e seus clientes escolhem a melhor a partir da comparação entre as alternativas disponíveis e viáveis que possuem. Sendo assim, a oferta culinária e todas as ações voltadas para experiência e hospitalidade parecem fazer parte do modelo de negócios, bem como o propósito da marca. No entanto, como esses pontos são cruciais à equação de valor, possuem capítulos próprios nesse material de tendências 2022. Sendo assim, incluímos na área de modelos de negócios as tendências relacionadas à maneira de gerenciar e estruturar o negócio, englobando gestão de custos, desenvolvimento de parcerias, construção de cadeia de suprimentos, relacionamento com a comunidade, canais de venda, a forma da entrega de produtos e serviços centrais do negócio, e as diferentes formas de vender e comunicar sua oferta ao cliente. Veremos cinco tendências com diferentes focos, que possuem tanto aplicação imediata quanto potencial para aplicação nos mais variados tipos de negócios no Food Service", revela Nathália Royo, especialista em inteligência de mercado na Galunion.

 

Franquias do segmento de alimentação e food service

 

Já a oferta culinária é o cerne e diferenciador do negócio neste setor. Assim, os detalhes da definição dessa oferta passam por critérios como entender o tipo de alimentos ofertados, a arte da gastronomia envolvida e aplicável, a variedade da oferta, se há foco em um tipo de produto ou ingrediente específico, se inclui dietas especiais ou se é focada nisso, a necessidade do cliente, a ocasião de consumo e o momento do dia para os quais essa oferta faz sentido, além do nível de preço a ser praticado. Todos os pontos devem derivar do propósito da marca, estar alinhados ao modelo de negócios e à experiência que deseja proporcionar ao cliente. Além disso, a definição da oferta implica na necessidade de diferentes tipos de tecnologia e processos de produção, principalmente relacionados ao preparo e à finalização do produto, entre outros. Nessa área, o estudo traz nove tendências interessantes que mostram diferentes maneiras de se diferenciar neste tópico.

 

No quesito experiência e hospitalidade, não é segredo que cada vez mais as pessoas buscam além da alimentação propriamente dita, experiências completas. Elas podem ser muito diferentes entre si, mas todas tem um ponto em comum: vão além do produto, cuidam da jornada completa do cliente com a marca, trabalhando diversos pontos de contato e criando uma conexão emocional duradoura e, por vezes, humanizada. Com base nesta análise, é preciso lembrar que "o que vendemos" ou a oferta culinária são fatores que habilitam as opções a serem desejadas como negócio. No entanto, para ganhar o jogo, é cada vez mais importante pensar em "como vendemos", ou seja, a forma de encantar por meio de conexões com o que pensamos, sentimos, vivemos, percebemos ao redor e transformamos em memórias. Aqui, o levantamento da Galunion lista oito tendências com exemplos de aplicação imediata que revelam possibilidades de tornar as marcas mais relevantes.

 

E o futuro?

A Mandala Galunion de Food&Tech Trends 2022 identificou algumas tendências que estão em formação, ainda sem contornos completamente previsíveis. Porém, é preciso estar atento, ousar e apontar algumas tendências que mostram caminhos importantes. Com a velocidade de mudança em que vivemos, é importante acompanhar o desenvolvimento e a adoção pelo público de tais tendências com atenção, para que seja possível compreender onde podem gerar maior impacto para muitos dos negócios do setor de food service. Dessa forma, neste quesito serão apresentadas cinco tendências importantes, que são atualmente tópicos de discussão e de interesse dos mais diversos setores do mercado, para que seja possível investigar os primeiros estágios do desenvolvimento no setor em questão.

 

Sobre a Galunion

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: Gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?