5àsec

Conheça a história da franquia

Compartilhe:   

Primeiras lojas da franquia Mcdonald´s

História

A rede de franquias 5àsec foi criada em 1968, na cidade de Marseille, na França, e em pouco tempo revolucionou o mercado de lavanderias. Antes da fundação, o mercado era atendido por lavanderias independentes, cada uma com uma tabela de preço, processos de limpeza diferentes e prazos muito longos para execução do serviço. Com a chegada da 5àsec ao mercado, os serviços de lavanderia se tornaram acessíveis a todos e muito práticos, pois a marca contava com uma tabela clara de 5 preços, o que deu origem ao nome, e um curto prazo de entrega dos serviços.

 

Seguindo as mesmas características de quando foi criada na França, a 5àsec chegou ao Brasil, em 1994, inovando e transformando o mercado de lavanderias, que até então era representado por marcas menores. Hoje, com mais de 25 anos no país, a 5àsec conta com mais de 450 unidades em funcionamento, o que garante à operação brasileira a liderança mundial em número de lojas e faturamento.

 

Neste caso, o grande desafio foi trazer um serviço muito explorado em países da Europa e América do Norte a um país onde grande parte da população ainda tem costume de lavar roupa em casa. Mas, diante disso, o grande atrativo para investimento é o enorme potencial de crescimento. Atualmente, apenas 4% da população economicamente ativa utilizam os serviços de lavanderia, sendo que mais de 20% desta população são consideradas clientes em potencial, segundo dados da ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).

 

A 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, fechou o ano de 2018 com 448 unidades em operação, sendo que 16 delas foram abertas em 2018, além de registrar um aumento de 8,4% no faturamento e de 1% no volume de peças limpas nas lavanderias da rede. A marca continua investindo de forma expressiva em novos projetos que visam aumentar a projeção e o faturamento na operação brasileira, considerada a maior do mundo. Para 2019, são esperadas 40 novas lojas e o lançamento de outros modelos de negócios, como lockers, quiosques e máquinas de autosserviço.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: Gurus do franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?