Notícias / Gurus / Experiência do cliente e ESG devem nortear o mercado de shopping centers em 2022

Experiência do cliente e ESG devem nortear o mercado de shopping centers em 2022

Por Luiz Monteiro, superintendente do Shopping D

Compartilhe:   

Já é consenso há alguns anos que os shoppings deixaram de ser um espaço dedicado exclusivamente às compras e se tornaram, em essência, lugares para entretenimento, lazer e gastronomia. Comprar faz parte desse grande pacote, mas não necessariamente se destaca em primeiro plano.
 
 A mudança de comportamento do cliente tem tudo a ver com a mudança geracional do público. Os millennials e a geração Z não só têm planos e projetos de vida diferentes daqueles que os antecederam, como também têm outras preocupações quando se trata de consumo, focando na experiência e buscando entender o real propósito de determinada marca. Mais do que querer vender ou atrair esses jovens, as empresas precisam estar alinhadas com a nova forma de pensar, que preza também pelo respeito ao meio ambiente.
 
 Outra mudança de padrão de consumo que tenho observado tem tudo a ver com a pandemia da covid-19. Ainda não é seguro traçar uma visão “pós-pandêmica”, dado o cenário atual, mas já podemos dizer que a crise sanitária mudou o hábito de comprar. Um levantamento realizado pelo Twitter em parceria com a Black Swan Data revelou um crescimento de 47% em conversas sobre bem-estar e aumento de 20% em menções à palavra “autocuidado”. Ou seja, as pessoas estão se cuidando mais e, se possível, querem comprar mais perto de casa.
 
 No Shopping D, buscamos estar sempre alinhados com as expectativas do nosso público. Visando atender às novas demandas de experiência do cliente, nos reinventamos e, agora, estamos passando por uma reformulação 360º. Além da oportunidade de compras, o ‘D’ é um verdadeiro convite: “divirta-se!”.


 
 E isso passa também por nossas iniciativas que seguem os pilares ESG (Environmental, social and corporate governance), como a parceria com a Trashin, que mudou a destinação do lixo do mall. Em pouco mais de um ano, foram recicladas mais de 115 toneladas de papel, 4 toneladas de plástico, 2 toneladas de metal e 2 toneladas de vidro. Além disso, só a reciclagem do plástico evitou a emissão de 2 toneladas de CO2 na atmosfera, reduzindo o impacto ambiental na extração de recursos naturais para a criação de novos produtos. A parceria deu tão certo que o projeto esteve entre os finalistas do Prêmio Abrasce 2021.
 
 Creio que tudo isso é só o começo da grande revolução que estamos vendo de perto e trazendo para a nossa realidade. Mais do que nunca, e depois de tudo o que passamos nos últimos dois anos, as pessoas estão buscando a felicidade, e os shoppings precisam trazer isso para seus consumidores.


 Sobre Luiz Monteiro

Publicitário por formação, Luiz Monteiro tem MBA em auditoria e finanças pela FGV. Experiente no mercado varejista e em grandes marcas, Monteiro iniciou sua história no grupo Syn Prop Tech (nova marca da Cyrela Commercial Properties - CCP) como gerente financeiro. Depois de uma passagem pelo Grand Plaza Shopping, assumiu a superintendência do Shopping D em abril de 2021.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?