Notícias / Gurus / Qual o momento certo para franquear o meu negócio?

Qual o momento certo para franquear o meu negócio?

Compartilhe:   

Mar calmo não faz bom marinheiro! De fato essa frase serve de inspiração para muitas empresas que lutam para sobreviver à instabilidade econômica, política e sanitária, que assombra o Brasil. Porém, mesmo com um cenário pessimista, o Franchising tem conseguido resistir e mostra sua força ao conseguir um faturamento de R$ 41 bilhões nesse segundo trimestre de 2021 segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

 

O setor a cada ano chama atenção de investidores e atrai olhares curiosos de quem está em busca de um novo negócio e até mesmo não possui experiência em administrar o próprio.  Com maior chance de sucesso, se comparado a uma empresa própria, a franquia oferece um modelo de negócio seguro, confiável e mais estável. Segundo levantamento do Sebrae, pequenas empresas apresentam a maior taxa de mortalidade em até cinco anos de operação.

Apesar disso, muitas empresas ainda ficam em dúvida na hora de expandir o negócio através do modelo de franquias. Mas isso é seguro? É, se você possuir uma base sólida e considerar como principal fator o seguinte: a minha marca é realmente rentável?

Feito isso, uma das informações mais importantes é que implantar uma rede de franquias é ter a garantia de que o negócio pode crescer em um curto espaço de tempo. Ou seja, além de crescer a sua marca, você também pode sair na frente dos concorrentes e ganhar ainda mais clientes.

Outro fator que deve ser levado em conta é se o negócio é replicável. Isso significa que os processos que são aplicados na empresa podem ser reproduzidos em uma escala maior. Além disso, o futuro franqueado deve conseguir equilibrar os gastos com as taxas fixas e ter, ao mesmo tempo, o retorno do investimento. Isso tem que se mostrar sempre gradativo.

Analise também se a marca já tem uma presença forte no mercado. Você consegue chegar a esse objetivo investindo em produtos ou serviços que sejam diferenciais no varejo. Lembre-se que o consumidor final está em sempre em busca de exclusividade e novidades. Esses fatores ainda podem levar o negócio a se transformar em fonte de referência na área de atuação.

Mais um ponto positivo que mostra que a empresa está pronta para expandir, é se ela oferece uma boa infraestrutura interna de gestão. Isso naturalmente eleva o potencial do negócio, graças a organização de sua equipe e gestores. É muito importante ter total controle de todos os seus rendimentos e saber quais serão os próximos passos.

Por fim, todos esses cuidados só vão, de fato, fazerem diferença para quem busca expandir se estiverem 100% interligadas: a força da marca, inovação nos produtos, lucratividade, rentabilidade e condições especiais para o franqueado.

André Luis Soares Pereira - diretor, fundador e consultor do GSPP, empresa especializada em formatação e expansão de franquias, consultoria de varejo e eventos. Advogado com mais de 30 anos de atuação na área de franquias e indústria de Shopping Center.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?