Notícias / Gurus / O seu negócio é franqueável?

O seu negócio é franqueável?

Praticamente qualquer tipo de negócio pode ser franqueado, desde que atenda algumas características fundamentais. Saiba quais!

Compartilhe:   

Ao longo de quase 15 anos atuando no setor de Franchising, é recorrente que potenciais candidatos a franqueados se apaixonem pelo propósito do franqueador. O mais curioso é que em alguns casos, quando se trata de candidatos à conversão de bandeira, ou seja, que já atuam no mesmo mercado do franqueador, a paixão é tão aguçada que ao invés de franquear-se, o candidato encerra o processo e decide franquear a sua própria empresa e tormar-se um franqueador concorrente.

O que tem de errado nisso? Absolutamente nada, até mesmo porquê o Franchising é um formato relativamente flexível, e praticamente qualquer tipo de negócio pode ser franqueado, desde que atenda algumas características fundamentais:

- Ter reputação ilibada. A sua empresa soluciona o problema dos clientes? Você tem um bom histórico de satisfação dos seus clientes? O conceito do negócio é inovador e está com a modelagem comprovada? A sua empresa é fonte fidedigna da imprensa para temas relacionados ao seu mercado? A marca é amplamente reconhecida?

- Ser único. O seu negócio é adequadamente diferenciado dos seus concorrentes? É comercializável como uma oportunidade de negócio? Tem uma vantagem competitiva sustentável?

- Precisa ser ensinado. Os sistemas estão implantados? Os métodos e procedimentos operacionais estão documentados? Alguém poderia aprender a operar o negócio em três meses ou menos? A replicação do seu negócio aplica-se a todo território nacional ou internacional?

- Precisa fornecer um retorno adequado. Não quero dizer apenas rentabilidade. Se uma empresa não pode gerar um retorno de investimento líquido de 15% a 20% depois de deduzir todas as taxas do franchising terá dificuldade em manter os franqueados felizes, ou seja será desafiador retê-los no negócio. O sonho não pode ser comprometido.

- Ter capital. O CAPEX e OPEX de uma franqueadora exige um capital intensivo sobretudo para posicionamento da marca. Considerando que o negócio da franqueadora é de longo prazo, existe a necessidade de aportes até o equílbrio operacional. A questão é: você contratou um formatador de Franquias com track record para auxiliá-lo nas previsões e fluxos financeiros ?

- Precisa de tempo. Começar do “zero” uma franqueadora requer paciência e tempo para construir uma rede de franquias e os primeiros anos são desafiadores e requer foco, muito trabalho e resiliência até que a modelagem encontre um plano operacional ideal para ser implementado.

- Gostar de trabalhar em equipe . Este é um negócio de liderança ativa, deve ser capaz de influenciar não só o time da franqueadora, sua estrutura interna, mas também de toda uma rede de empreendedores que apostarão em sua marca. Criar uma sinergia com todos os envolvidos, seja no relacionamento próximo, na solução de conflitos dentro da rede, na inovação nos negócios e no portfólio de produtos e serviços e, principalmente, no direcionamento dos objetivos e metas de cada unidade para o crescimento e desenvolvimento da marca como um todo. É por meio dessa liderança que o franqueador transmite uma visão de futuro e cria uma relação de confiança com seus franqueados.

Se o seu negócio atende a esses critérios, parabéns! Então você possui potencial para tornar-se franqueador.

Senão, te dou dois conselhos: foque no seu negócio atual porque ser franqueador é uma atividade muito diferente do seu negócio, seja ele de produtos ou serviços. Se ainda sim tiver esta vontade, sugiro pesquisar uma grande marca consolidada e tornar-se Master Fraqueador Regional, isso sim é prudente sob os aspectos financeiro e operacional.

Lembre-se: Não adianta desejar ter a grama do vizinho que é mais mais verde, o sucesso está na qualidade do solo e método do plantio.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?