Início / Notícias / Gurus / Liderança eficiente leva unidade ao sucesso

Liderança eficiente leva unidade ao sucesso

Existe um perfil de liderança ideal para uma franquia?

Liderança eficiente leva unidade ao sucesso

Compartilhe:   

Um bom líder é capaz de formar sucessores. Ele precisa desenvolver o seu time e, acima de tudo, conduzi-los a alcançar as metas propostas.  As maiores virtudes de um líder são caracterizadas pela disposição em ouvir a opinião de todos e pela capacidade de mover as pessoas pelo seu próprio exemplo.

No sistema de franchising, a importância da uma liderança eficiente é a mesma. Como são as pessoas que implementam os processos operacionais, a capacidade do franqueado de gerir pessoas é determinante no sucesso da unidade, uma vez que um time motivado, focado nos objetivos, com propósito comum e, acima de tudo, com uma liderança adequada, certamente conseguirá entregar resultados exponenciais. A boa liderança do franqueado é capaz de engajar todo o time da unidade. Pessoas engajadas trabalham mais felizes e o resultado desse trabalho alcança maiores índices de eficiência.

Mas existe um perfil de liderança ideal para uma franquia? A resposta é não. 

Cada marca franqueada possui um conjunto que forma o perfil adequado de franqueado que ela persegue. Existem marcas que precisam de franqueados mais atuantes na operação, enquanto outras precisam de investidores com atuação mais estratégica e financeira. As habilidades do candidato a franqueado devem ser aprovadas pela marca durante o processo de expansão. Caso haja habilidades determinantes que não estão presentes na pessoa, a marca precisa avaliar se existem condições de capacitá-la a ponto de ele conseguir desenvolver as competências necessárias. Caso negativo, o ideal é realizar uma devolutiva junto ao candidato e não seguir com o processo de abertura da nova unidade.

Um dos pilares do sistema de franchising é a transferência de know-how.

A materialização dessa transferência está nos manuais, porém, nos dias atuais, é quase que obrigatório toda franqueadora possuir uma universidade corporativa focada no desenvolvimento de pessoas. Plataformas de EAD, gamificação, testes práticos e operações simuladas são recursos frenquentes para capacitar nossos franqueados. Outro ponto que precisa ser destacado refere-se aos processos desenvolvidos pela franqueadora. Bons processos de gestão, suporte da franqueadora e capacitação adequada levam o franqueado a implementar na sua unidade uma gestão eficiente.

O desenvolvimento pessoal não é algo inerente apenas ao negócio.

Levamos todo o aprendizado para a vida. Pessoalmente, acredito no poder de transformação da educação formal. Todos nós precisamos constantemente buscar novos aprendizados e desenvolver novas competências. A melhor maneira que o franqueado tem para desenvolver essa capacidade está em, primeiramente, reconhecer a importância da gestão de pessoas em sua vida. Na sequência, buscar meios para esse desenvolvimento e, nessa linha, há grande oferta de cursos, tanto presenciais, por EAD, via Sebrae, extensão universitária, entre outros.

Na vida, a melhor maneira de buscarmos o desenvolvimento está na capacidade de nunca pararmos de aprender. Precisamos estudar coisas novas constantemente.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?