Início / Notícias / Gurus / Por um varejo profissional

Por um varejo profissional

Compartilhe:   

“Os exemplos tem mais seguidores que a razão. Imitamos inconscientemente o que nos agrada, e aproximamo-nos sem sentir das personalidades que mais admiramos”. - Christian Nestell Bovee

Aquele que dá bom conselho constrói com uma mão, aquele que dá bom conselho e o exercita na prática, constrói com as duas mãos, agora, aquele que dá bom conselho e não pratica, constrói com uma e derruba com a outra. 

Estamos tão acostumados a ouvir histórias de sucesso de pessoas que conseguiram na base da "raça" e "determinação" obter o crescimento em seus negócios, que adotamos isto como regra em nossos pensamentos. Obviamente isso é muito bom e não sou contra ao pensamento de trabalhar arduamente e com persistência, entretanto não podemos somente pensar que vai ser na "raça e na vontade" que se vence no varejo.

Precisamos somatizar com este pensamento, que o "trabalho duro recompensa", a profissionalização, o conhecimento e as técnicas necessárias. Hoje temos um varejo pouco profissional. Um varejo muito suscetível as variações de mercado e com muitas administrações amadoras. 

Por exemplo, para exercer a carreira de médico, você precisa passar anos estudando e mais alguns agregando conhecimento na prática. Para ser advogado, além da formação acadêmica, você precisa fazer estágios, participar de audiências até "dominar a situação". No varejo também não é diferente. Precisamos buscar o nosso profissionalismo e deixar de lado o amadorismo. 

Muito comum, o empresário achar que investir e administrar um comércio varejista é algo simplório. Pois muito enganado está, esta época em que o mercado dava espaços para os "amadores" já acabou. Precisamos buscar o conhecimento e as técnicas varejistas necessárias.

Hoje há diversos cursos focados no varejo, há metodologias, livros e oportunidades de transferência de know-how disponíveis no mercado. Busque isso e os resultados virão.

Administrar tudo no "papel de padaria" pode ter dado certo por algum tempo, mas agora precisamos nos especializar em gestão do varejo, saber comprar e usar técnicas de negociação para conseguir os melhores preços, saber como precificar os produtos e de que maneira fazer as promoções.

Saber como funciona o psicológico do nosso cliente. Pensar como ele pensa e saber, não somente suprir sua necessidade com produtos, mais sim com "experiências de compras".

Grandes varejistas tem se beneficiado destas técnicas e conhecimentos por tempo, mais chegou a hora do pequeno comerciante, do pequeno varejista e empresário saber administrar seu negócio com um profissionalismo de "peixe grande". Faço votos a todos, por um varejo mais profissional.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?