Início / Notícias / Gurus / Você está preparado para ser um franqueado?

Você está preparado para ser um franqueado?

Num momento em que o Brasil passa por uma das suas piores crises econômicas, muitas pessoas resolveram investir num negócio próprio e, muitas vezes, escolhem pelo modelo de franquia.

Você está preparado para ser um franqueado?
João Penna Publicado em 20 de Maio de 2016 às, 12h00. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Não ter a quem se reportar, tocar as coisas como acha que deve e fazer o seu próprio horário de trabalho são ideias que seduzem num primeiro momento. Porém, isso pode ser bem diferente quando se decide ser um franqueado. É preciso entender que a franqueadora vai passar várias regras e, para que o negócio prospere, é preciso segui-las.

Em primeiro lugar é preciso ter disposição para estar presente durante a maior parte do tempo dentro do seu negócio. A máxima “o olho do dono é que engorda o boi” resume exatamente a questão para quem quer empreender. Durante a minha trajetória já vi franqueados faturarem acima da média somente com dedicação, empenho e vontade.

Vi unidades que apresentavam baixos resultados e, quando transferidas para outro franqueado, se tornaram ótimos negócios. Como? O local era o mesmo, os concorrentes também, a marca e seus produtos idem, o que provocou a mudança? Simples, a atitude e dedicação do novo condutor, do novo franqueado. O potencial de um negócio é diretamente proporcional ao potencial do seu condutor.

É importante entender que escolher ser um representante de uma marca, que na maioria das vezes já é sucesso no mercado, significa obedecer a muitas regras. E é claro, que ao segui-las, haverá muitos benefícios. Existem instruções e ações conjuntas que devem ser respeitadas como, por exemplo, a importância de ter uma padronização da forma de preparo, exposição e forma de servir os produtos, tudo sempre com o melhor atendimento possível.

Em contrapartida, o apoio de consultoria prestado é um dos pontos que faz toda a diferença na qualidade dos produtos e serviços, além de um RH robusto, que dá o respaldo para a captação dos melhores profissionais e treinamentos para capacitá-los.

Se você pensa em ser um franqueado faça algumas perguntas a si mesmo: estou preparado para seguir trabalhando duro? Estou preparado para me reportar à matriz e seguir regras pré-estabelecidas pela marca?  Estou disposto a conduzir os meus colaboradores de forma com que eles se sintam parte do negócio? Se você respondeu sim para todas, siga em frente e realize o sonho de empreender.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?