Início / Notícias / Gurus / Modismo é a tendência dos desinformados

Modismo é a tendência dos desinformados

Anos se passam e continuamos a ver no mercado empresas construídas na “sólida” areia do modismo.

Modismo é a tendência dos desinformados

Compartilhe:   

Produtos e negócios que parecem promissores mais no final não passam de um grande mico.

“O risco vem de você não saber o que está fazendo”, Warren Buffett, peixe grande dos investimentos nos Estados Unidos, já dizia. Todo investimento, seja em uma nova empreitada ou em um lançamento de um novo produto no varejo, apresenta risco. Podem ser um sucesso esplêndido ou um fracasso caótico. E como saber? Difícil, porém aqui vai uma dica: fuja do modismo e foque na tendência.

Diferenças: Modismo X Tendência

Modismo vem com força total, tem um grande poder de encantamento sobre os endinheirados que buscam empreender no varejo, cresce de forma absurda, fica na boca do povo e desperta o interesse da maioria, porém dura pouco tempo e gera uma alta taxa de mortalidade de empresas. Efeito Tsunami, vem com força, mais causa um grande estrago, quando vai embora.

Já aquilo que é tendência no varejo, começa não com muita força, talvez como algo apenas de um pequeno grupo de pessoas, começa a tomar aos poucos uma fatia interessante do faturamento do mercado e quando você vê, depois de alguns anos, isto já é a realidade absoluta e vai continuar assim por bons e longos anos.

Quem consegue identifica um e outro inimiza enormemente os riscos de investimentos errados no varejo.

Como identificar?

Como sabemos nossa amada cultura é muito ligada aos nossos vizinhos americanos lá do norte. Ou seja, tudo que é tendência lá, vai ser uma realidade aqui. Desde a música, roupas e alimentação, nós brasileiros temos grande admiração desta cultura da terra do Tio Sam. Um bom parâmetro para saber os próximos passos do varejo e do mercado no Brasil é olhar para os EUA. Reparem o que vem crescendo com uma taxa constante, foque no médio e longo prazo ao fazer suas análises e fique atento, compare com o mercado local e se prepare para esta tendência.

Embora gostamos de copiar o “American dream”, nosso país é composto por uma riqueza de culturas fortes e muito peculiares em si. Investir em produtos grandemente relacionados com a cultura já enraizada de uma região, também é uma boa tendência a ser seguida. Afinal sorte é o que acontece quando o preparo se encontra com a oportunidade.

E quando investir nos modismos?

Mais então nunca devo investir em modismos? Não. Modismos podem ser um bom negócio, desde que não seja o foco principal do seu comércio. Não finque seus pés na frágil areia do modismo, mais aproveite, de vez em quando, e de um bom passeio na praia. Porém, tenha sua sólida base fundamentada em produtos consagrados, campeões de vendas e tendências do mercado. Simplificando para números, ao trabalhar com modismo não deixe que isto seja mais que 20% do seu faturamento, pois assim que a moda passar você ainda terá uma boa quantidade de suas vendas presentes.

As últimas modas como paleterias, cupcakes, frozen, bolerias, microfranquias e muitas outras já fizeram muitas vítimas, portanto foque naquilo que te vai permitir ficar no mercado por duradores anos e não no que vai te matar em pouco tempo. Te incentivo e estudar e observar o mercado como já disse Sam Walton, “Só há um patrão. O cliente. E ele pode despedir todo mundo na companhia, do presidente para abaixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?