Início / Notícias / Gurus / Master Franquia Regional: Entrando num jogo de altíssimo nível

Master Franquia Regional: Entrando num jogo de altíssimo nível

Master Franquia Regional: Entrando num jogo de altíssimo nível

Compartilhe:   

Master Franquia Regional é um Modelo de Negócio no Franchising no qual o master franqueado torna-se efetivamente um Franqueador para um determinado estado ou região. Normalmente, este modelo é oferecido apenas por Franqueadores de grande porte e com operações globais. Muito comum em franqueadoreas de mercado imobiliário e prestação de serviços.

Dentre os papéis do master franqueado estão o treinamento, desenvolvimento e fornecimento de suporte contínuo para cada franqueado da rede em seu estado ou região.

Em troca das contribuições, o master franqueado recebe um grande percentual da taxa inicial de franquia e royalties em curso, geralmente 50%, embora exista a variação de Franqueador para Franqueador. Contratualmente, o master franqueado concorda com uma estratégia de crescimento e desenvolvimento da rede determinada pelo Franqueador, podendo também operar suas próprias unidades.

Num país continental como o Brasil, encontrar um master franqueado qualificado para expansão é um grande desafio para o Franqueador, que deve investir numa estrutura para apoiar uma estratégia de crescimento e desenvolvimento multicultural que preza pela inteligência do negócio com a “cara da região”. Ou seja, minimizando qualquer risco de ruído de comunicação ou falta de adequação do modelo de negócios com a realidade de cada mercado.

A escolha errada de um master franqueado que irá receber a metade ou mais de todas as receitas recorrentes do negócio é um grande risco para o Franqueador, razão pelo qual a seleção ser muito mais dura que a tradicional escolha do franqueado. Para o master, exige-se due dilligence legal, financeira, inovação e larga experiência em gestão de vendas, marketing e pessoas.

Após a escolha, ambos, Franqueador e master franqueado, estarão engajados e o retorno do investimento tende a ser muito mais rápido. Afinal, não existe a necessidade de “reinventar a roda”: o master franqueado compra um sistema comprovado e uma marca conhecida, e o franqueador usufrui da experiência e relacionamento do master. Este negócio é mais do que um contrato. Exige uma verdadeira Parceria.

A Master Franquia Regional não é para principiantes. Ela requer um capital significativo, não apenas para a licença de franquia, mas também para o lançamento de uma marca em um novo estado ou região. No entanto, para o master franqueado de sucesso, as recompensas também são maiores. (sugiro tirar “do que para os franqueados de unidades independentes ou multiunidades”). Porém, neste negócio não existe milagre. O resultado vem com o cumprimento das responsabilidades de cada uma das partes.

Finalmente, Franqueador e master franqueado, de fato, têm uma relação de “ganha-ganha”. Quando todos os envolvidos contribuem e o mercado coopera, os fluxos de caixa são crescentes para toda a rede. Sucesso aos atuais e futuros Master Franqueados! Definitivamente, um negócio de alto nível e para poucos e bons!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?