Notícias / Gurus / O que acontece se o controle da sua franqueadora for vendido?

O que acontece se o controle da sua franqueadora for vendido?

Compartilhe:   

Seria o fim do mundo? Embora o desconforto dos franqueados, haja visto que os mesmos são atraídos por uma Marca de Franquia ou Sistema também pelo entusiasmo e visão do fundador, os  riscos de uma aquisição prejudicar o desempenho são em sua maioria quase inexistentes.

Independente do período de transição  da gestão, o novo franqueador estará focado em garantir o retorno do seu investimento, porém mantendo os valores, missão e Sistema. 

Dentre as várias razões para se implementar uma operação de aquisição, além do crescimento acelerado, merece registro o aproveitamento de novas e promissoras oportunidades para  compartilhar com os Franqueados, na medida do possível, mitigando riscos e alavancando recursos.

As razões por sua vez têm um variado espectro que inclui:

- Obtenção de market-share (produto, serviços, área geográfica, perfil de clientes, cross selling...)

- Escala econômica/competitividade - custos de produção e/ou distribuição;

- Limitação da concorrência;

- Desenvolvimento de novos produtos. Melhoria da qualidade;

- Alcançar escala para abertura de capital e viabilização de crédito e obtenção de recursos financeiros para o Sistema;

Finalmente, independente da questão legal prevista em contrato, o maior desafio da mudança do controle é a aceitação e voto de confiança “emocional” ao novo Franqueador por parte da rede de franqueados. Na maioria das aquisições de Franqueadores o que tenho observado é que as operações possuem o foco na oportunidade e na sinergia e não na necessidade e oportunismo.

Tão logo a integração seja feita maior será a colheita positiva para todos, lembrando que o crescimento de uma rede de franquias jamais irá sufocar o grau de empreendedorismo de seus franqueados. Portanto, abram os corações e coloquemos a mão na massa em sua franquia porque o resultado dela é 100% de sua responsabilidade e mérito !

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?