Início / Notícias / Gurus / Recomendações antes de abrir uma franquia

Recomendações antes de abrir uma franquia

Recomendações antes de abrir uma franquia

Compartilhe:   

Como afirmarmos em recente artigo, o modelo de franchising é uma tendência já consolidada no Brasil, que ocupa hoje o quarto lugar mundial em número de unidades. A segurança oferecida por uma marca já testada pelo mercado e a baixa taxa de mortalidade desse tipo de empreendimento são as causas mais comuns de tanto sucesso, mas na hora de abrir uma franquia alguns pontos importantes devem ser observados.

O primeiro passo recomendando pela maioria dos especialistas é procurar obter um conhecimento um pouco mais amplo das principais particularidades do sistema de franquias. Uma boa dica é pesquisar em revistas, livros e portais especializados sobre o tema, como o próprio Portal Sua Franquia ou o site da Associação Brasileira de Franchising. Também é importante a leitura da legislação, Lei de Franquias (L8955).

Após esse estudo é preciso fazer uma autoanálise para definir qual tipo de negócio melhor se enquadra no seu perfil de empreendedor. Afinidade com o segmento em que a franquia atua (Tecnologia, Serviços, Alimentação, etc.) e experiência na atividade são pontos a serem levados em conta na hora de escolher. A quase totalidade das redes no Brasil são de empresas nacionais, por isso esteja atento às oportunidades que o mercado oferece na sua região de interesse.

A próxima etapa é assegurar-se de que tem o capital necessário para arcar com os investimentos iniciais para montar a franquia, como taxas, royalties, equipamentos, dentre outros. Na Circular de Oferta de Franquia (COF) que o franqueador entrega durante o processo de seleção de candidatos, estão detalhados todos os procedimentos e operações. Compare as diferenças de custos e investimento de cada marca, perspectiva de retorno, geração de receitas mensais recorrentes e escolha o modelo mais vantajoso.

Além da questão dos custos, um ponto que deve ser visto com aplicação especial é o suporte, treinamento e transferência do know-how. Escolha somente franquias que se comprometam contratualmente a dar apoio contínuo na gestão do negócio, oferecendo assessoria, consultoria e treinamento para o franqueado e seus funcionários.

Observe ainda com atenção os manuais de operação da franquia e os meios de disseminação da base de conhecimento para a rede franqueada, como sites específicos, material didático de treinamento presencial ou à distância, entre outros. A atuação de uma franquia, merecedora desse nome, deve ser capaz de transferência de know-how.
 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?