Notícias / Gurus / Seu capital é suficiente para abrir uma franquia?

Seu capital é suficiente para abrir uma franquia?

Compartilhe:   

É prática de mercado, na divulgação de seu plano de negócios e explanação do modelo de franquias, as franqueadoras divulgarem aos candidatos o capital necessário para instalação de uma unidade de sua marca.

Normalmente, esta composição de valores é formada por itens, como:
- taxa de adesão ou taxa de franquia;
- instalações;
- estoque inicial;
- capital de giro.

É necessário que seja feita uma cuidadosa análise do capital que você possui ou está disposto a empreender, pois se coincidir exatamente com a soma da composição acima, recomendo alguns cuidados, pois o objetivo é a perenidade do negócio e não sua abertura por curto espaço de tempo.

Algumas perguntas que devem ser feitas:
- qual a expectativa de retorno do negócio?
- dentro deste período, tenho possibilidades de não realizar retiradas e somente fazer o reinvestimento no negócio?
- qual o grau de sazonalidade do negócio? Esta sazonalidade é acentuada? Consigo manter o negócio com o grau de sazonalidade apresentado?
- em quanto tempo o negócio alcança o ponto de equilíbrio, ou seja, em quanto tempo a própria receita gerada pelo negócio permitirá que as despesas sejam pagas?

Desta forma, recomendo que ao analisar a abertura de seu negócio, o realize com o capital necessário para início das operações e o “fôlego” para um primeiro período, que poderá ser de 18 à 36 meses, dependendo da operação escolhida.

Algumas redes franqueadoras permitem que parte dos recursos empregados na abertura da franquia sejam oriundos de financiamento. Neste caso, a cautela necessária é maior ainda, pois além de prever o retorno do investimento no negócio, é necessário prever a restituição deste capital emprestado. Não é saudável, que o capital financiado, seja maior que 30%do total investido.

Cuidado para que não precise “vender o almoço para comprar o jantar” e faça bons negócios!
 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?