Início / Notícias / Gurus / O que é franquia?

O que é franquia?

O que é franquia?

Compartilhe:   

Com muito prazer início minha participação no Portal Sua Franquia, onde levantarei questionamentos, ideias e opiniões para franqueados, franqueadores e interessados no sistema de franquias, no intuito de provocar reflexões acerca do tema.

Nesta primeira edição, vamos falar um pouco sobre o conceito do sistema de franquias, pois é assunto que necessita esclarecimento contínuo. Ainda esta semana, ao observar um grupo de pessoas discutindo o tema, o direcionamento que a conversa tomava é que o sistema de franquias não era algo bom, pois, se assim fosse, o franqueador não “dividiria” seu negócio com ninguém, além do quê, conheciam franqueados que não estavam bem financeiramente.

Vejamos: o sistema de franquias tem em sua natureza justamente o crescimento em rede através de parceiros, que são os franqueados. É um sistema onde o detentor de determinado sistema, método de negócio ou tecnologia opta por se estruturar para expandir com maior velocidade e, sim, com capital de parceiros, que é uma das características inerentes ao sistema de franchising. A maior velocidade ocorre em função do mercado e demanda existente pelo produto ou serviço que está sendo franqueado, além da competitividade apresentada na estrutura do negócio. O capital é oriundo do franqueado que investirá em ponto comercial, instalações, estoque inicial, taxa de adesão ao sistema, capital de giro e demais investimentos para o “start” de sua empresa.

Importante lembrar que a empresa franqueada, é uma entidade juridicamente independente e sem vínculos de características empregatícias com o franqueador, no que vale mencionarmos abaixo a definição de franchising, segundo a legislação brasileira:

“Franquia empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”

Ainda em relação ao retorno do capital investido, tema que discutiremos com mais profundidade em próximo artigo, neste momento, o que recomendo é o seguinte: se em algum momento o franqueador lhe disser “aqui você tem retorno garantido de seu investimento”, desconfie e arrisco a dizer, não faça negócio, pois o sistema de franchising, sem dúvida alguma, por suas características, permite taxas de sucesso e perenidade muito maiores que os negócios independentes, no entanto, o risco e necessidade de boa gestão são necessários a qualquer empreendimento.

Ainda para corroborar o sucesso do sistema, os números falam por si. Atualmente, o número de redes franqueadoras nos países com maior desenvolvimento neste sistema são:

China: 2.600 redes
Brasil: 2.417 redes
EUA: 1.500 redes
Coréia do Sul: 1.374 redes

Somente nos Estados Unidos, são mais de 780 mil unidades franqueadas, no Brasil, onde ainda temos muito a desenvolver, são mais de 179 mil unidades franqueadas!

Analise, informe-se e faça bons negócios!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?