Início / Notícias / Gurus / A importância do treinamento do franqueado e de sua equipe

A importância do treinamento do franqueado e de sua equipe

A importância do treinamento do franqueado e de sua equipe
Outros Artigos Publicado em 13 de Junho de 2012 às, 18h14. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Ter conhecimento profundo do negócio é a dica inicial para gerir uma equipe e alcançar sucesso real e duradouro. O franqueado, portanto, é o porta-voz que transmite as regras e padrões a serem seguidos por seu time. Ele deve fazer com que as informações cheguem a todos os envolvidos no dia a dia da operação, no contato direto com os consumidores, de forma clara, objetiva e eficaz.

O processo necessário para gerenciar uma franquia envolve muitas etapas: contratações e critérios, treinamento de atendimento ao cliente, peças desenvolvidas pela área de marketing para incentivar as vendas nas lojas, informática, entre outras. Promoções ou parcerias são sempre bem vindas e devem ser sempre analisadas: devem conter agilidade e facilidade a fim de não prejudicar o fluxo de clientes nas lojas. É de suma importância que todas as etapas sejam cumpridas de forma satisfatória.
 
No caso de uma franquia que envolva montagens especiais de produtos, é mais importante ainda que o produto final esteja impecável. Caso contrário, na hora da entrega o cliente pode acabar tendo uma percepção equivocada da marca. Mas, afinal, marca ou produto?
 
A entrega é o cartão de visitas de uma empresa, se o produto não estiver em perfeitas condições, não importa o bom atendimento, afinal, o consumidor escolheu a sua marca com expectativas que devem ser satisfeitas. Para garantir a qualidade e padronização, entra o treinamento periódico que a franqueadora proporciona, pois um produto que é distribuído no Brasil todo deve ser igual sempre. Assim, consequentemente, fideliza o cliente que terá em sua mente a marca que o agrada, completa, atinge seus objetivos e sacia seus desejos.
 
Sabemos que, hoje em dia, mão de obra é um ponto nevrálgico por sua volubilidade, inconstância, turn over - um fator que exige perseverança e atenção de todas as partes. Fatores externos ocorrerão sempre e a habilidade em saber lidar com os mesmos é fundamental.
 
O alinhamento entre franqueado e equipe é a chave para a construção de um negócio viável, próspero e rentável. E a comunicação é a ferramenta ideal para o sucesso!
 
Boa sorte! 
 
*Por Silvana Abramovay Marmonti, sócia-diretora da Amor aos Pedaços.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?