Notícias / Gurus / O que o empresário deve fazer antes de iniciar a expansão com franquias?

O que o empresário deve fazer antes de iniciar a expansão com franquias?

Compartilhe:   

Nem sempre temos condições de fazer o que desejamos. Isto também é válido no mundo dos negócios, especialmente para empresários que desejam ou têm a intenção de expandir seus negócios utilizando o sistema de franquias. Franquear um negócio significa conceder o direito de uso de uma marca, associada muitas vezes, à distribuição de produtos de forma exclusiva ou de serviços, e, de um conceito de negócio que deu certo, bem sucedido.

Significa, ainda, transferência de know-how em gestão e operação desse modelo de sucesso. Se franquear é tudo isso como esse processo vai acontecer internamente?

De uma coisa temos certeza, não é usando aquele velho ditado, citado como exemplo pêlos nossos pais, avós e até mesmo professores, de forma ditatorial, “faça o que eu digo e não o que faço”. O ato de franquear exige o “dar o exemplo”.

Como o empresário pode dar o exemplo?

Primeiro passo – Repensar a empresa como um todo, passado, presente e futuro, com a elaboração de um bom planejamento estratégico, definindo de forma clara sua missão, visão e valores. Definir um plano de metas para curto, médio e longo prazo, com base na missão proposta para a empresa, de forma a preservar os valores e os princípios éticos e morais da instituição, dos sócios e dos colaboradores.

Segundo – Reavaliar os resultados da empresas, e o crescimento verificado nos últimos anos, se é auto-sustentável ou se está dependente de capital de terceiros. Este é um dos principais fatores a ser analisado antes de um processo de expansão com franquias. O empresário não pode vislumbrar no sistema uma forma de se capitalizar, com este pensamento muitos fracassaram com franquias.

Terceiro – Rever os processos, o sistema de gestão administrativa, financeiro, comercial, enfim, avaliar o quanto as operações da empresa estão sob controle e se as ferramentas são adequadas, e se o nível de tecnologia utilizado gera economia, se evita desperdícios, se é eficaz e se permite agregar valor ao produto, ao serviço e ao atendimento do cliente.

Se detectada alguma deficiência, revitalizar e formalizar esses processos com a elaboração de Manuais de Instruções, mudar ou fazer upgrade no sistema de informática atual, com profissionais especializados, adequando-os à realidade da empresa e às necessidades dos clientes. Tudo isso é necessário porque não dá para ensinar o que não se sabe, a liderança do franqueador é testada o tempo todo, se ele sabe o que diz, o que prega ou o que exige de sua rede, ele passa confiança, credibilidade, vira líder e suas orientações serem cumpridas naturalmente, sem pressão, sem contestação.

Quarto - Analisar o perfil dos funcionários e se estão capacitados para atuar de forma eficaz com os novos processos. Renovar, reciclar e treinar os funcionários, fazendo com que todos colaborem com a missão, visão e valores da empresa além de atuarem com foco total em resultados e na satisfação do cliente. Se os colaboradores da empresa tiverem perfil adequado para as funções que exercem e devidamente treinados, será fácil e natural orientar os futuros franqueados quanto à equipe que devem manter.

Quinto - Formatar o Sistema de Franquias. Agora sim, cumpridas as etapas acima o empresário terá toda condições de formatar o sistema de franquias de forma a replicar o motivo do seu sucesso. As chances de conduzir bem o processo de expansão com franquias será bem maior, com o nível de satisfação do franqueado acima da média e, consequentemente, com menos conflito.

A recomendação final, portanto, é que o empresário passe pôr este processo com o auxílio de profissionais capacitados, com vivência em gestão de negócios em rede e nos aspectos do relacionamento franqueado/franqueador. Feito isso, o empresário com certeza terá condições de conduzir o processo de expansão com segurança e passando cada vez mais credibilidade para a rede.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?