Início / Notícias / Eventos / Sebrae RS realiza palestra sobre franquias

Sebrae RS realiza palestra sobre franquias

Sebrae RS realiza palestra sobre franquias

Compartilhe:   

Encontro mostrará caminhos, conceitos e vantagens de um franqueador

Porto Alegre - Entender como funciona o processo de abertura de uma franquia, de conceitos e vantagens à adesão, é o tema da primeira edição da palestra ""Como comprar uma franquia"". A atividade é voltada para empreendedores e interessados no assunto e será realizada nesta quarta-feira, a partir das 14h, na Universidade Sebrae de Negócios (USEn), na Avenida Sertório, 2131, em Porto Alegre.

O encontro tem como objetivo esclarecer todos os itens relacionados a uma franquia, para minimizar as dúvidas e evitar que o franqueado caia em armadilhas do mercado. A iniciativa é do Sebrae no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

A franquia é um negócio comercial que envolve a distribuição de produtos ou serviços mediante condições estabelecidas em um contrato (entre franqueador e franqueado), que implica na concessão e transferência de marca, tecnologia, consultoria operacional, produtos ou serviços. 

A franquia exige que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas e evitar futuros problemas. O franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negócio ao franqueado. Este adere à rede de franquia e investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.

O consultor do Sebrae/RS, Ricardo Felipe Lemos, responsável pela palestra, destaca que o encontro é fundamental para aqueles que têm interesse em abrir uma franquia, mas que não possuem conhecimento sobre como funciona o processo. ""Queremos orientar os empreendedores sobre como proceder na aquisição de uma franquia, chamando a atenção sobre os principais aspectos do setor de franchising, além dos critérios de avaliação de uma franquia, do embasamento do projeto e da legalidade"", informa.

Segundo ele, o franqueador precisa identificar uma boa franquia, os tipos que existem, as implicações financeiras, as vantagens e as desvantagens de se trabalhar com esse sistema, esclarecendo dúvidas sobre os desafios de ser franqueador ou franqueado.

""Os empresários precisam conhecer o histórico da empresa franqueadora e da expansão da rede, além de identificar os segmentos com os quais preferem atuar para fazer a seleção de marcas e empresas franqueadoras, identificar as tendências de mercado e áreas que estão em expansão"", afirma Lemos.

Para o consultor, comprar uma franquia significa empreender e assumir riscos, embora o sistema de franchising minimize os riscos do negócio. ""Quanto maior a habilidade e a disponibilidade comercial do franqueado, maior as suas chances de sucesso"".

A técnica de gestão e soluções do Sebrae/RS, Adriana Hartmann, acredita que a palestra tem tudo para motivar muitos empreendedores, pois sempre houve bastante procura sobre informações a respeito do tema. Segundo ela, a palestra representa o primeiro passo para esses empresários conhecerem os procedimentos de abertura, a manutenção e a organização de uma franquia. ""Estamos apostando nessa palestra como mais uma forma de desenvolver micro e pequenas empresas"", conclui a técnica Adriana.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?