Início / Notícias / Varejo / Brasil ganha, em média, 130 novas padarias por dia em 2024

Brasil ganha, em média, 130 novas padarias por dia em 2024

Neste ano, já são mais de 21,3 mil novas panificadoras no país. No ano passado, o setor cresceu 7,4%. Sebrae disponibiliza apoio na digitalização das empresas

Brasil ganha, em média, 130 novas padarias por dia em 2024

Compartilhe:   

Brasil ganha, em média, 130 novas padarias por dia em 2024
Neste ano, já são mais de 21,3 mil novas panificadoras no país. No ano passado, o setor cresceu 7,4%. Sebrae disponibiliza apoio na digitalização das empresas
Por Redação
O famoso pãozinho continua a ser um bom negócio. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae com dados da Receita Federal, somente entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas pelo país – cerca de 130 novos CNPJs foram gerados por dia. Num período de dez anos, o número de unidades criadas no ramo mais que dobrou, passando de 19.629, em 2013, para 44.505 no ano passado.

Os dados também demonstram otimismo em relação ao faturamento e têm feito com que muitos empresários que começaram na atividade como MEI – Microempreendedores Individuais estejam migrando para categorias superiores. No ano passado, o setor teve um crescimento de 7,4% no faturamento e movimentou R$ 138,5 bilhões nas mais de 274 mil empresas de panificação abertas no Brasil, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal). Uma delas é a Uau Delícias, de Natal (RN). A pequena indústria de pães artesanais é chefiada pela Rosemari Rêgo, que deixou a aposentadoria de lado para investir no próprio negócio e gerar emprego e renda para 10 pessoas.

O negócio começou em 2019 com uma fábrica de salgados que foi interrompida pela pandemia. Em 2021, com a estrutura pronta, mas sem utilização, Rosemari decidiu retomar o empreendimento e escolheu o pão como carro-chefe do negócio. A empresária começou como MEI – e contou com o apoio do esposo Vicente Rego -, colocando seus produtos em apenas três pontos de venda da cidade.

É algo que as pessoas comem todos os dias. Com isso, passamos a desenvolver toda a linha de produtos na empresa e analisávamos as críticas dos amigos para aprimorar nossos pães.

Rosemari Rêgo, empreendedora

Atualmente, os nove tipos de pães artesanais produzidos sem conservantes ou aditivos químicos, croassants, pizzas, entre outros produtos, estão em 17 lojas, além de marcarem presença em várias feiras semanais que acontecem em condomínios da cidade. A alta demanda fez com que a UAU Delícias se tornasse uma microempresa em 2022. “Estamos nos organizando para entrar nos grandes supermercados”, projeta Rosemari, que conseguiu atingir em 2023 quase o dobro do faturamento do ano anterior.

Há menos de um mês a empresa lançou a primeira padaria móvel do Rio Grande do Norte e quer avançar ainda mais. “Com nossa nova padaria móvel, conseguimos entregar diretamente em condomínios e eventos, por exemplo, podendo alcançar ainda mais público que uma padaria tradicional”, explicou a empreendedora. Segundo ela, os produtos mais procurados são o brioche, o pão com multigrãos e zero lactose, além do pão de macaxeira com coco.

Tudo que você faz com amor, já tem uma boa chance de ser aceito. Além disso, depois de provar, o cliente percebe a qualidade dos produtos, o que complementa a satisfação deles.

Rosemari Rêgo, empreendedora


Padaria móvel entrega diretamente em condomínios e eventos e alcança ainda mais público que uma padaria tradicional. Foto: Tiago Lima
Rosemari conta que os planos não param por aí e quer investir mais na digitalização, nos processos da empresa e no marketing dos produtos. Por isso, procurou o apoio do Sebrae. “O conselho que nós damos aqui a quem quer empreender é procurar o auxílio do Sebrae, para que possa ter ajudar para crescer, de forma correta e organizada”, disse.

Fipan

A UAU Delícias será uma das empresas que estarão com o Sebrae na maior feira de panificação e confeitaria do país, a Fipan. O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de julho, em São Paulo. Durante o encontro, o Sebrae vai mostrar aos pequenos negócios caminhos para alavancagem do faturamento por meio da transformação digital, com ações voltadas para a melhoria da gestão e vendas.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?