Notícias / Varejo / 11 passos para o varejista reduzir as perdas e aumentar os lucros neste Natal

11 passos para o varejista reduzir as perdas e aumentar os lucros neste Natal

Especialista listou ações que ajudam a evitar as perdas no período e tornar a operação mais efetiva. Confira!

Compartilhe:   

O Natal está logo aí. E todo o varejo está focado em incrementar suas vendas e recuperar o faturamento até agora. Promoções, campanhas de marketing, novidades, tudo isso está à disposição do consumidor, que deve movimentar ainda mais as lojas nos próximos dias.

Entretanto, com aumento do fluxo de pessoas e aumento do estoque nas lojas, é importante que a área de prevenção de perdas esteja envolvida em todas as etapas, avaliando e mitigando os riscos nas operações. Portanto, deixo algumas dicas importantes para que o seu lucro não vá para o ralo. Entre os maiores riscos que precisam de atenção especial do varejista, destaco:

1 - Preventivo na loja

Todos os colaboradores são agentes de prevenção de perdas e devem praticar o atendimento preventivo para garantir um nível de serviço alto aos consumidores e inibir a prática de furto daqueles que não estão dispostos a pagar pelos produtos.

2 – Provador de roupas

Esse é o setor de menor prestígio nas lojas, mas que detém a maior influência no poder de decisão do consumidor, tanto para a venda, quanto para o furto. É necessário que todos os processos de atendimento no provador sejam seguidos à risca, desde o cumprimento, contagem das peças, avaliação das peças, entrega da placa de controle, até a percepção que pode converter a venda quando o cliente está em dúvida.

3 – Reposição eficiente

A reposição na área de vendas deve ser eficiente e, principalmente no varejo alimentar, com atenção ao PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai), garantindo que o produto que sai do estoque para a área de vendas tem validade próxima. Na exposição do produto, deve-se ter cuidado para organizar seguindo a mesma metodologia.

4 – Produtos de alto risco

Todo o processo, desde o recebimento, armazenamento, exposição e venda, deve ser cumprido à risca. Não existe exceção para os PAR durante essa época crítica, onde qualquer falha pode impactar altamente nas perdas de inventário.

5 - Operação nos caixas

Aqui deve-se ter muito cuidado, principalmente, nas operações de risco, como cancelamentos (principalmente vendas em dinheiro) e descontos. Obedecer à política de autorizações é fundamental e não é permitido que senhas de uso pessoal e exclusivo, tornem-se comunitárias durante este período, com o pretexto de agilizar as filas. O preço a se pagar no final é maior.

6 – Recebimento de mercadorias

Prepare-se para um aumento no volume de produtos recebidos. Isso não significa que a política deve ser descumprida, deixando-se de conferir por amostras os volumes recebidos, seja quantitativamente ou qualitativamente. A entrada de produtos é um dos mais importantes setores do varejista e toda atenção, seja da equipe de operações ou de prevenção de perdas, deve ser redobrada.

7 – Trocas e devoluções

Tenha muita atenção com as trocas e devoluções nesse período. Podem ocorrer situações em que pessoas oportunistas irão “esquentar o furto” em seu negócio. Isso significa que elas podem pegar um produto na área de vendas e dirigir-se até o setor de trocas e devoluções para obter um crédito. Isso pode acontecer em diversos varejos, como roupas, calçados, eletrônicos, etc.

8 – Furtos profissionais

Muita atenção para os grupos de pessoas que buscam chamar a atenção dos colaboradores na área de vendas. Nesse momento pode estar acontecendo um enorme furto em sua loja e você nem vai perceber. A ação de todos é fundamental – CFTV e colaboradores – com uma comunicação clara que possibilite cercar e inibir ações dentro da loja.

9 – Roubos e assaltos

Obedeça às regras de sangria nos caixas, evitando o acúmulo de numerário. Sempre realize esse procedimento com a presença de um fiscal de prevenção de perdas, com monitoramento por câmeras, em todo o trajeto até a chegada à tesouraria. Caso seu negócio não tenha a função do fiscal, esse processo deve ser acompanhado por um membro da gerência/supervisão da loja.

Aberturas e fechamentos de loja devem ter todo o cuidado necessário. Nunca se deve abrir ou fechar a loja com apenas uma pessoa. Todo o perímetro deve ser observado (em caso de lojas de rua) garantindo que não tem nada suspeito ao redor.

10 - Tecnologia de prevenção de perdas

Faça testes em todos os equipamentos para garantir seu perfeito funcionamento nos dias que antecedem o Natal. Antenas antifurto, câmeras, sensores de presença, controles de acesso, entre outros, devem funcionar plenamente.

11 - Envolvimento das pessoas

Reúna os colaboradores e reforce a importância não somente de atingir as metas de vendas, mas, também, garantir que as perdas sejam controladas e prevenidas durante esse período. Reforce a importância de cada um nessa missão, relembre os números de anos anteriores e o impacto que a perda pode ter no resultado, mesmo com uma venda excepcional.

O planejamento e a execução com uma boa gestão são fundamentais para que o plano de prevenção de perdas funcione. O único resultado que importa é o lucro. De nada adianta você ter um aumento nas vendas de 20% se, em contrapartida, as perdas aumentarem 40%.

Que você, varejista, tenha uma execução matadora em todos os setores e uma governança operacional acima da média. Tempos bons estão vindo e somente aqueles que seguirem seriamente a receita de bolo serão os aproveitadores dessa bonança. Que venha 2024!

 

*Anderson Ozawa é diretor da AOzawa Consultoria, especialista em governança Operacional e Corporativa, palestrante, consultor, professor da FIA Business School e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?