Início / Notícias / Varejo / Consumidores brasileiros buscam mais de oito canais para fazer suas compras

Consumidores brasileiros buscam mais de oito canais para fazer suas compras

Estudo da Kantar apontou quer a alta dos preços amplia a procura por promoções

Consumidores brasileiros buscam mais de oito canais para fazer suas compras

Compartilhe:   

Pesquisa Consumer Insights 2022, estudo produzido pela Kantar, identificou que os consumidores brasileiros têm buscado, em médio, oito canais distintos para abastecer a dispensa de suas casas. A alta dos preços faz com que os consumidores andem mais a procura de ofertas e preços mais atrativos. Em 2021, 18,9% dos consumidores iam a vários locais, em 2022 esse índice chegou a 26,9%.

Nos 10 primeiros dias do mês, após o recebimento do salário, os atacarejos são os mais procurados, concentrando 8% dos gastos. Do 11º e o 31º dia, com menos opções de ofertas, o consumidor opta por compras menores, feitas para reposição do lar ou urgência. As marcas mais baratas têm maior consumo, com 11,9% em unidades — dado do último trimestre de 2022 quando comparado com igual período de 2021 — Nesse quesito a Kantar destaca os itens da cesta de limpeza (+7,3%) e Bazar (+6,4%).

 

Canais de compra

Nesse contexto de omnicanalidade, é importante estar presente em toda a jornada do consumidor, seja offline, seja online. Isso porque o e-commerce segue conquistando os brasileiros quando o assunto é consumo dentro do lar. No ano, um usuário offline tem, em média, 95 ocasiões de compra. Enquanto isso, um e-shopper faz 110 – frequência 15% maior. Também é importante dizer que a penetração deste canal passou de 19,7% em 2021 para 23,2% em 2022, o que representa mais de 2 milhões de novos compradores.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?