Notícias / Varejo / Dia mundial do consumidor: 6 dicas para fortalecer as vendas na data temática

Dia mundial do consumidor: 6 dicas para fortalecer as vendas na data temática

Na data sazonal, empresas aproveitam para ampliar as vendas com ações promocionais

Compartilhe:   

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), é uma das principais datas do ano para ampliar as vendas, em um período morno ao comércio e serviços, e colocar em prática estratégias de venda e engajamento de clientes. 

Para ajudar as empreas a impulsionarem suas vendas e fidelizar novos clientes nessa data e ao longo de toda esta semana, a Getnet Brasil, empresa de tecnologia e soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, reuniu seus especialistas e elencou 6 dicas tanto para lojas físicas, como e-commerces. Confira.
 

1- Ofereça promoções exclusivas

As promoções são ótimas ferramentas para impulsionar as vendas, uma vez que são um excelente meio para incentivar os clientes a comprarem. Em datas como o Dia do Consumidor é essencial divulgar ofertas para lembrar da oportunidade de adquirir produtos ou serviços por um preço mais baixo, por exemplo.
É importante que as promoções sejam realmente vantajosas para o cliente, caso contrário, elas podem ter o efeito adverso e gerar insatisfação.
Além disso, a presença em diversos canais, seja para venda ou atendimento, pode alcançar um número maior de consumidores para essas ofertas. Hoje em dia, com a variedade de canais, é o cliente quem escolhe onde ele quer comprar e ser atendido e cabe ao lojista estar preparado para atender seu consumidor naquele canal de sua preferência.

2- Personalize o atendimento

Um atendimento personalizado é fundamental para fidelizar clientes. Ter uma equipe bem treinada para identificar as necessidades e preferências de cada cliente, e assim, oferecer soluções que atendam suas expectativas, pode ser um ponto de virada para conquistar uma venda.
A personalização do atendimento pode ser feita desde a saudação até o pós-venda. Uma boa forma de controlar isso é solicitando feedback dos clientes após o atendimento.
Essa personalização também é válida para o meio digital, com envio de e-mails marketings e posts nas redes sociais, entre outras ferramentas para avisar sobre as oportunidades da data.

3- Utilize as redes sociais

As redes sociais são poderosas para atrair clientes e aumentar as vendas durante todo o ano. Não é diferente no Dia Mundial do Consumidor. As empresas, de pequeno a grande porte, precisam estar presentes onde o consumidor gosta de estar, por isso, é importante divulgar as promoções e os benefícios nesses canais.
Muito, além disso, a interação constante com quem segue a marca em aplicativos como o Instagram, por exemplo, mostra como a empresa valoriza esse consumidor. É possível fazer isso respondendo comentários e mensagens diretas com agilidade e cordialidade.
 

4- Invista em meios de pagamento

Oferecer distintas formas de pagamento como opção ao cliente é uma ótima maneira de não perder vendas e conquistar novos consumidores.
A disponibilidade de métodos de pagamento, como link de pagamento, Pix, boleto, crediário, cartão de crédito e cartão de débito são essenciais para que o cliente tenha o total conforto de saber que, seja qual for a forma de pagamento escolhida, ela será aceita. 
É necessário se antecipar e avaliar se a empresa está equipada com essa diversificação, além de garantir que todos os equipamentos de recebimento estejam funcionando corretamente, com uma conexão rápida com a internet, agilidade no recebimento, entre outros.


5- Se proteja contra fraudes!


Tendo uma loja virtual ou não, é essencial ter uma solução antifraude, especialmente em datas sazonais, quando o fluxo de vendas aumenta. Por meio de mecanismos de inteligência artificial, a ferramenta analisa o comportamento dos dados das compras, identificando e impedindo possíveis tentativas de fraudes e golpes. 
No caso do e-commerce, ele segue sendo um dos ambientes mais suscetíveis à presença de fraudadores de cartões, tornando ainda mais necessário o cuidado com dados da empresa e de seus consumidores. Neste caso, o bom uso de ferramentas de machine learning contra possíveis fraudadores torna-se uma necessidade para os estabelecimentos comerciais.
Prevenir e gerenciar a fraude significa ganhos financeiros e sustentabilidade para o crescimento do seu negócio.


 6- Cuide de suas maquininhas!

Mantenha suas maquininhas em um local sempre seguro, evitando que ela possa ser manuseada por estranhos. Conscientize seus funcionários sobre a importância do equipamento e dos cuidados necessários para a segurança e o bom funcionamento do terminal. Além disso, não aceite visitas técnicas ou a troca do equipamento caso não tenha solicitado. Se tiver alguma dúvida, ligue para a central de atendimento. Se os pagamentos são realizados diretamente pelo sistema de caixa, sem passar pela maquininha, os cuidados devem se concentrar sobre o sistema ou computadores em que a plataforma de pagamento está instalada.]

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?