Notícias / Startup / Bossa Summit: 180 startups apoiadas pelo Sebrae buscam investimentos

Bossa Summit: 180 startups apoiadas pelo Sebrae buscam investimentos

Primeiro dia do evento aborda negócios inovadores da região Nordeste, que sofrem com falta de estrutura de capital de risco, levando a “êxodo de mentes brilhantes”

Compartilhe:   

Considerado um dos maiores eventos de investimento em startups do Brasil, o Bossa Summit teve início na últim a quinta-feira (23), em São Paulo, com palestras, estandes, mesas de negócios, entre outras atividades. Há 180 startups apoiadas pelo Sebrae no evento, onde acontece a etapa final do Desafio Liga Jovem, uma competição entre estudantes de todo o Brasil que desenvolveram soluções inovadoras para problemas da sua comunidade ou escola. O foco do primeiro dia do evento, que termina amanhã, foi a região Nordeste como ecossistema promissor de startups no Brasil.

Das 180 startups levadas ao Bossa Summit pelo Sebrae, 74 são do Nordeste. O gestor de projetos do Sebrae Eraldo Ricardo dos Santos afirmou, durante a palestra “A potência do Nordeste no cenário de inovação brasileiro”, que a meta da entidade, por meio do projeto Startup Nordeste, é posicionar a região como território fértil de negócios inovadores no mundo.

Ele citou que o Nordeste tem “mentes brilhantes”, com escolas e universidades de ponta, mas carece de estrutura de capital de risco para fomentar negócios. “O empreendedor sai da região para empreender porque lá não tem um ecossistema favorável. Importante lembrar que o Nordeste, além do elevado grau intelectual, é referência em energia solar, eólica e agora entrando em hidrogênio, ou seja, atua com tecnologia de ponta”, afirma Eraldo.

O analista estima que as quase 200 startups levadas pelo Sebrae ao Bossa Summit iniciem tratativas para captar cerca de R$ 16 milhões de investimentos. Elas são apoiadas por meio dos programas Startup Nordeste, Inova Amazônia, Catalisa ICT e Capital Empreendedor. Na última edição do evento, as cerca de 100 empresas inovadoras que participaram obtiveram aproximadamente R$ 8 milhões de recursos.

Editais no Nordeste

Para levar o Nordeste a ser reconhecido como pólo de negócios inovadores no mundo, o Sebrae trabalha em diversas frentes, sendo a principal o projeto Startup Nordeste. Em abril de 2022, foram lançados nove editais para a região, com 2.217 inscrições. Ao longo da seleção, foram 1.620 projetos pré-acelerados, 908 projetos acelerados, com 512 bolsistas (recebendo a Bolsa Empreendedor) e 318 startups fomentadas com mentorias. As principais áreas dos projetos são agronegócios, saúde e educação, segundo os dados apresentados por Eraldo Santos.

Ele destacou ainda que as startups do Nordeste representam 13% do total no Brasil. O trabalho do Sebrae para colocar o Nordeste no mapa global de inovação, explicou Eraldo, envolve governança, impacto, fomento, cultura, branding e matchmaking. Ele anunciou, durante a palestra, um evento específico de investimentos em startups do Nordeste, o NEon.

Desafio Liga Jovem

O Bossa Summit é palco também da final do Desafio Liga Jovem, a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes, com mais de 5 mil alunos inscritos de todos os estados brasileiros. Desses, cerca de 600 (entre alunos e professores) passaram para a etapa semifinal, de onde saíram as 21 equipes finalistas.

Os finalistas estão apresentando seus projetos de soluções inovadoras para problemas sociais, de sua comunidade ou escola, entre hoje e amanhã no Bossa Summit. Nesta sexta-feira, serão conhecidas as seis equipes vencedoras, que participarão de uma missão internacional em Madri, Espanha, para visitar centros de inovação do país europeu.]

Fonte

Agência Brasil 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?