Início / Notícias / Serviços Educacionais / Veja 5 dicas para investir em uma franquia

Veja 5 dicas para investir em uma franquia

Com faturamento bilionário, setor tem atraído cada vez mais investidores. Confira as dicas do fundador da KNN.

Compartilhe:   

O mercado de franquias está em ascensão no Brasil e, inclusive, registrou crescimento de 13,8% no ano passado, se comparado a 2022, ao registrar faturamento superior a R$ 240 bilhões. O boom do setor tem atraído cada vez mais pessoas com desejo de empreender e transformar suas realidades. Com experiência de mais de 40 anos, Reginaldo Boeira, fundador da KNN Idiomas, separou 5 dicas para gerir uma franquia de sucesso. 

1 - Siga o modelo já estabelecido pela franqueadora

O empresário enfatiza a importância de aderir às diretrizes estabelecidas pela franqueadora. “Os empreendedores que optam por adquirir uma franquia devem estar conscientes de que precisam seguir as decisões e diretrizes estabelecidas pela franqueadora, por isso, é muito importante observar todos os detalhes e normas antes de escolher o investimento. A replicação de um modelo de negócio comprovado é crucial para o sucesso de uma franquia e facilita a operacionalização e processos empregados”, comenta.

2 - Desenvolva liderança e gestão

Embora, segundo o empresário, há pessoas que já nasçam com um perfil de liderança, é possível desenvolver através de treinamento, educação, experiência prática e autoconhecimento. Na KNN, por exemplo, os  franqueados têm a oportunidade de colocar em prática habilidades de liderança e refletir sobre os próprios pontos fortes e áreas de melhoria. Ainda, a franqueadora fornece treinamento em gestão financeira, workshops sobre administração de negócios e materiais para ajudar os franqueados a entenderem melhor esses conceitos.

3 - Envolva-se ativamente

Um empresário de sucesso deve estar disposto a "colocar a mão na massa" para entender todos os setores de sua empresa. Isso inclui não apenas liderar a equipe, mas gerenciar operações diárias, interagir com clientes e implementar estratégias de marketing local.

4 - Priorize a comunicação

Boeira destaca a comunicação como um elemento fundamental. “Um líder eficaz deve ser comunicativo, motivador, focado em resultados, bom tomador de decisões e comprometido com o sucesso da equipe e do negócio. Se não tem essas características, busque aprimorar antes de se tornar um investidor”, afirma.

5 - Engaje-se com a rede de franquias

Toda a rede de unidades que pertence à franquia pode ser praticamente considerada uma grande família. Desta forma, busque socializar, se aproximar dos gestores de outras unidades, troque experiências, participe de encontros com outros franqueados e até de eventos que a franqueadora realiza. “Essa troca mútua é importante para o crescimento de todas as empresas. Eu sempre digo que conhecimento não compartilhado é um conhecimento perdido”, finaliza Boeira.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?