Notícias / Serviços Educacionais / Franquias de Educação e Idiomas: por que aproveitar essa oportunidade?

Franquias de Educação e Idiomas: por que aproveitar essa oportunidade?

Fizemos uma boa seleção de motivos pelos quais você deve escolher uma franquia de educação para investir

Compartilhe:   

Uma franquia com nome consolidado traz um excelente retorno financeiro, caso seja bem administrada. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento geral do setor de franquias no ano de 2022 foi de R$ 63,8 bilhões: 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2021. É notório que o segmento está se expandindo cada vez mais.

Para 2023, a ABF projeta um faturamento acima de R$ 207 bilhões. O número é uma ótima notícia para os 50 milhões de brasileiros que desejam abrir um negócio nos próximos três anos, segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil, em parceria com o Sebrae.

Isso acontece porque as franquias estabilizadas no mercado já vêm com um plano de negócios estruturado, oferecendo chances muito maiores de retorno a quem investe. O segmento de idiomas é um dos que possuem maior taxa de rentabilidade.

 

Quais as vantagens que uma franquia oferece?

Além disso, esse tipo de empreendimento possui diversos outros motivos que podem fazer um empreendedor de primeira viagem se dar muito bem, como por exemplo:

- Força da marca: investir nessa opção proporcionará a aquisição de uma marca já conhecida no mercado, o que ajuda a vender o produto ou o serviço de forma mais fácil, visto que os consumidores já vão ter ideia do que se trata.

- Plano de negócios consolidado: o empreendedor já terá em mãos um modelo estratégico e operacional maduro. Isso ajudará muito no início da jornada empreendedora, sem que você se preocupe com os desafios e as incertezas de um modelo que é novo.

- Reconhecimento do mercado: as chances de ter indicações do negócio são grandes, visto que todos temos parentes, amigos e conhecidos que já podem ter tido contato com a marca em outra localidade.

- Suporte profissional: uma boa franquia oferece um bom suporte para o franqueado, principalmente no período de implantação da unidade. Estamos falando de colaboradores que vão ajudar nesse processo e são especialistas nesse ramo do negócio.

 

Educação como desejo de consumo

A verdade é que nunca se falou tanto em educação e no ramo de franchising não é diferente. Atentas a tudo o que envolve a sociedade em geral, as franquias educacionais criam diversas oportunidades de negócios para quem deseja empreender.

Quem escolhe a educação como área de atuação também faz essa opção por uma questão de propósito: quem decide abrir uma escola está contribuindo para o conhecimento e evolução de sua comunidade, além de estar formando cidadãos para o mundo.

A educação como oportunidade de negócio é um fenômeno provocado pela situação de muitos brasileiros que não possuem acesso a um ensino de um segundo idioma de qualidade em suas escolas básicas e desejam realizar viagens culturais ou adquirir experiências profissionais em outros países através do aprendizado de uma língua.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Cultural do Reino Unido (British Council), cujo objetivo é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura através de formação e outras atividades educativas, somente 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e apenas 1% apresenta algum grau de fluência.

Outro estudo publicado pela mesma instituição inglesa também aponta diversos desafios e dificuldades enfrentados pelos profissionais de idiomas em escolas de ensino fundamental e médio, como a precariedade do material didático e falta de planejamento das aulas.

 

Quais as vantagens de investir em uma franquia de idiomas?

Ao longo deste artigo você pôde perceber como o mercado brasileiro está aberto para novas escolas de idiomas, sobretudo aquelas que trazem inovações metodológicas para todas as idades. Isso quer dizer que investir em uma franquia de idiomas é um negócio rentável e lucrativo.

A demanda por aprender um novo idioma só cresce no Brasil, seja ela relacionada ao aprimoramento profissional ou à busca de desenvolvimento pessoal e aproximação cultural. Assim, cada vez mais crianças, jovens e adultos estão à procura de uma escola que entregue um ensino de qualidade, ou seja, que realmente faça diferença no dia a dia, já que muitas escolas deixam a desejar.

Mesmo em momentos de crises econômicas, a busca pelo conhecimento não para, ainda mais porque nesses períodos a população também procura experiências fora do país, principalmente para consolidar uma carreira internacional e fugir da crise.

No entanto, embora o mercado esteja receptivo, investir em uma franquia acaba sendo mais vantajoso do que iniciar a sua escola do zero. Isso porque você já tem um método de gestão bem estabelecido, além de um plano de negócios consolidado que traz uma segurança a mais na hora de empreender.

Indo um pouco mais além, existem outras vantagens que a franquia apresenta. A seguir, você pode conferir quais são elas:

·         metodologia de ensino pronta, embora flexível;

·         material didático bem elaborado;

·         divulgação e promoção desenvolvidas;

·         riscos financeiros reduzidos;

·         estudo eficiente do público e persona;

·         investimento inicial baixo;

·         nome e identidade visual já estabelecidos no mercado;

·         suporte e consultoria do franqueador.

 

Conheça a franquia KNN Idiomas

Fundada em 2014 na cidade de Balneário Camboriú/SC, a KNN possui mais de 650 unidades em operação no Brasil, além de mais de 200 escolas já negociadas e com previsão de inauguração nos próximos 12 meses.

A rede atende a cerca de 180 mil alunos e está presente em mais de 550 cidades, em todos os estados brasileiros. Em 2023, foi eleita a 33º maior franquia do Brasil, segundo ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português. Foi a escola de idiomas oficial do Rock in Rio Brasil 2022 e a única do setor a apoiar o maior festival de música e entretenimento do mundo.

Mais informações: www.knnbrasil.com.br

E então, o que você achou do nosso artigo? Se você ficou com alguma dúvida em relação à abertura de franquias de educação, entre em contato conosco.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?