Notícias / Serviços e Outros Negócios / 4 mitos sobre investir em uma franquia

4 mitos sobre investir em uma franquia

Veja quatro pontos importantes antes de investir neste nicho de mercado

Compartilhe:   

Na hora de buscar uma opção de como aplicar seu capital é natural que os empreendedores busquem informações. Uma alternativa recorrente que surge é investir em uma franquia.

Acontece que conversando com pessoas que são de fora área, acaba se tendo uma visão um pouco diferente do que é a realidade. E, na verdade, isso é muito natural que ocorra, já que é comum uma experiência compartilhada não seja necessariamente a mesma para a maioria dos casos.

Por isso, para ajudar quem está colocando em seu radar um investimento em modelo de franquias, preparamos esse texto. A ideia é te situar melhor sobre essa área. Para tanto, reunimos os mitos comuns sobre esse sobre investir em uma franquia


1- Os franqueados são abandonados pela franquia

Isso é um mito. Um dos primeiros e mais comuns de se ouvirem. Na verdade, uma franquia, para ter sucesso, precisa estar constantemente em contato com seus franqueados. Isso permitirá modificações no planejamento, nas estratégias de distribuição, nos produtos e serviços oferecidos.

Uma característica de empresas de sucesso é estar em constante contato com todos os stakeholders. Além disso, negócios que dão certo valorizam informações importantes vindas de todas as fontes. Com uma franquia isso não será diferente. 

E sabe quem é a principal pessoa de interesse nessas duas situações? O franqueado. É ele que acompanhará de perto o desempenho da marca, podendo oferecer informações relevantes do cotidiano. Além disso, a franquia deve ouvi-lo para melhor direcionar seus rumos.

Além disso, no modelo de franquias, é interesse de todos que a marca cresça. O franqueador ganha com sua expansão, já o franqueado com mais exposição e oportunidades de negócio. É uma situação que os negociadores chamam de ganha/ganha. 

Por esses motivos, é muito comum que as franquias possuam canais de comunicação direta com seus franqueados. Em muitos casos, como é feito na Azul Empréstimo, há também o suporte, mais uma forma de contato que visa possibilitar o melhor desempenho dos negócios.


2- Trabalha pouco

Como em qualquer aspecto da vida, nada acontece sem esforço. Ao se falar de investimentos, isso também é verdade.

Apesar de ter suas vantagens, investir em uma franquia não quer dizer que os lucros entrarão em sua conta sem muito esforço.
O modelo de negócios, alguns processos, a estrutura, ou coisas afins, poderão vir prontos a partir do que é estipulado pela franquia. Mas essa é só a estrutura do barco. Quem vai precisar remar no dia a dia é o franqueado e sua equipe.

Como diz o velho ditado, mar calmo não faz bom marinheiro. Será trabalho do dono de uma franquia sempre garantir que a calmaria seja deixada de lado. 

Outra coisa, alguns mares podem ser melhores que os outros para navegar. As franquias de crédito, por exemplo, oferecem muitas oportunidades, estando em crescimento mesmo em períodos de dificuldade econômica.

3- Marcas pouco conhecidas não trazem retorno

Franquias grandes contam com o poder da marca, mas não são as únicas que fazem sucesso. Isso porque conforme pequenos negócios vão crescendo e adotando o formato de franquias, mais opções surgem. Assim, há muitas oportunidades para explorar em diferentes mercados.

Aliás, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) em seu relatório do segundo trimestre, para 2022 se espera um aumento de 5% nas redes de franquias.

4- Uma franquia custa caro

Não necessariamente. Há diversos ramos de atuação, tamanhos, métodos, e tudo isso influencia no valor do investimento inicial. Uma grande franquia de fast food internacional, por exemplo, será muitas vezes mais cara do que uma franquia de fast food nacional.

Na Azul Empréstimo, por exemplo, é possível começar a sua franquia a partir de R$ 15.900,00.   Após a pandemia, alguns nichos de franquias também passaram a oferecer a opção Home Office, o que também é uma opção na Azul Empréstimo. 

Abra sua franquia Azul Empréstimo

Você já conheceu um pouco sobre os grandes mitos que cercam o universo das franquias. Veja agora as vantagens de ser um franqueado Azul Empréstimo:

  •  Alta margem de rentabilidade;
  •   Suporte técnico em tempo real;
  •   Assessoria em Marketing;
  •   Sistema de gestão completo;
  •   Apoio comercial e operacional;
  •   Sem cobrança de royalties, taxas de publicidade e de marketing.

A Azul Empréstimo ainda oferece acesso aos materiais de marketing utilizados pela Franquia, como cartão de visita, uniforme e todo o layout da loja. 

Serviços oferecidos pela Azul Empréstimo

  • Crédito Consignado para aposentados, pensionistas e servidores públicos;
  • Ampla gama de seguros: auto, vida, residencial, cargas e saúde;
  • Crédito Pessoal;
  • Consórcios;
  • Crédito Imobiliário;
  • Financiamento e Refinanciamento de Veículos;
  • Empréstimo no Cartão de Crédito.


Converse com um de nossos consultores e seja um franqueado Azul Empréstimo você também!

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?